Adaptação da Bateria Fatorial de Personalidade para Língua Brasileira de Sinais
surdez; língua de sinais; instrumentos de avaliação; adaptação; personalidade.
Entre as pessoas com deficiência, encontram-se as pessoas surdas que carregam uma luta, uma língua, uma cultura e um modo de interagir com o mundo próprio. Essas pessoas têm direito de acesso às informações e aos serviços como qualquer outro ser humano. Contudo, ao se deparar com as barreiras linguística e cultural, esse público fica prejudicado. A psicologia como uma área da saúde, um direito básico do indivíduo, deveria ser acessível para as pessoas surdas. Entretanto, não é o que ocorre, principalmente, no que diz respeito à avaliação psicológica. A avaliação psicológica é importante para fornecer informações sobre indivíduos ou grupos e auxiliar na tomada de decisões em diferentes contextos. Considerando que a avaliação é requerida em diversos contextos e alguns deles de caráter mandatório, não temos instrumentos suficientes para abarcar a demanda de um processo avaliativo adequado para o público. Esta pesquisa se divide em dois estudos. O primeiro visou entender como a avaliação psicológica de pessoas surdas tem sido realizada no país utilizando-se de uma revisão narrativa da literatura, por meio de uma busca na ferramenta Publish or Parish. A partir do primeiro estudo, pode-se levantar questões como a falta de acessibilidade para o público na avaliação psicológica e que esta se apresenta como uma grande lacuna, necessitando de pesquisas e adaptações de instrumentos que considerem as particularidades dessas pessoas. Uma das tentativas de contornar a falta de acessibilidade envolve a tradução do instrumento no momento da aplicação, prática considerada inadequada por alguns estudos encontrados, e a adaptação ou construção de instrumentos psicológicos. O segundo objetivou apresentar o processo de adaptação da Bateria Fatorial de Personalidade para Língua Brasileira de Sinais com a intenção de que, a partir da continuação dos estudos, no futuro se tenha uma medida adequada para avaliar a personalidade do público, levando em consideração as suas particularidades linguísticas e culturais. Participaram do estudo 21 pessoas com diferentes funções de acordo com a etapa do processo de adaptação adotada (Borsa et al., 2012). As análises ocorreram de forma qualitativa e quantitativa, gerando um instrumento com evidências de validade de conteúdo. A possibilidade de oferecer uma medida adequada para a população considerando as nuances culturais e linguísticas do público para que ele tenha autonomia de responder a respeito de si, foi o foco da pesquisa. A partir do processo de adaptação, espera-se que em pesquisas futuras, acumulem evidências de validade, bem como normatização para o instrumento, visando a redução da lacuna existente de medidas para este público.