O Papel da literatura na formação leitora na infância: limites e possibilidade na poesia de Drummond
literatura; poesia; educação básica; formação leitora.
A proposta que ora se apresenta, busca compreender a formação leitora literária em ambientes educacionais, sobretudo com leitores iniciantes. É um projeto que se insere na linha de pesquisa Poéticas e políticas do texto, do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Literatura, do Instituto de Letras - UnB. Pretende-se com esse projeto compreender as possibilidades imbuídas nas práticas literárias, fundamentadas teoricamente, para formação leitora e humana na infância. A formação de leitores é um dos desafios mais importantes da educação brasileira, e a do leitor literário afigura-se algo muito especial, tanto mais especial se a leitura é de poesia, um gênero tão fascinante e com possibilidades múltiplas de um trabalho lúdico e atraente para crianças em processo de aprendizagem. Assim, a relevância principal desse trabalho é de contribuir com a formação docente, e por conseguinte o aumento do número de leitores autônomos e reflexivos desse país. A hipótese a ser investigada perpassa em como a poesia, com as suas especificidades de linguagem, poderia potencializar o universo lúdico da criança, favorecer o refinamento da sensibilidade estética, e contribuir com formação leitora crítica e humana. Esse trabalho foi referendado por teóricos como Huizinga (1980), Candido (1995), Zilberman (2003), Chartier (2011), Souza (2012, 2016), Pereira (2017, 2020), entre outros. Para a obtenção dos resultados apresentados, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter participante, fundamentada em uma proposta de intervenção por meio da leitura de poesia, organizada pela professora-pesquisadora. A atividade teve como base os poemas de Carlos Drummond de Andrade, sendo adotado como corpus de análise o livro Boitempo – Menino Antigo. Para ampliação das reflexões, foi aplicado um questionário direcionado à equipe docente, contendo questões relacionadas às práticas voltadas à formação do leitor literário. Observou-se que, embora algumas crianças apresentassem dificuldades relacionadas a proficiência leitora, houve significativa interação com os poemas escritos por Drummond. Por outro lado, no que tange ao efetivo trabalho com a poesia no contexto da primeira etapa da educação básica, percebe-se concepções equivocadas, apontando para necessidade de investimentos em formação continuada de professores, condição essencial para a promoção de maior autonomia docente.