O TRUQUE DAS TAMPINHAS E SUAS GENERALIZAÇÕES: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE SISTEMAS LINEARES
A matemática, historicamente vista como abstrata e distante do cotidiano dos estudantes, enfrenta o desafio de superar a imagem de disciplina difícil e inacessível, frequentemente geradora de desmotivação e ansiedade no ambiente escolar. As práticas lúdicas apresentam-se como uma possibilidade concreta de ressignificação desse cenário. Diante da diversidade presente nas salas de aula, onde alunos com diferentes níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem coexistem, atividades que integram o contexto e a prática ao processo educativo tornam-se estratégicas para favorecer a participação e a construção significativa de saberes. Este trabalho, que adotou a concepção de ludicidade proposta por Luckesi (2023), propôs a aplicação de uma atividade lúdica baseada no "truque das tampinhas distribuídas". Nessa atividade, o apresentador é capaz de determinar a quantidade de tampinhas que um participante distribuiu previamente em suas mãos por meio do resultado de algumas operações algébricas realizadas pelo voluntário. A pesquisa adotou o estudo de caso como metodologia, utilizando a observação participante e questionários individuais como instrumentos de coleta de dados, analisados por meio de uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados indicam o êxito da atividade lúdica ao proporcionar aos participantes experiências positivas, com manifestações de interesse, curiosidade e a ativação natural de conhecimentos matemáticos prévios. A prática revelou-se eficaz para a compreensão de conceitos relacionados a sistemas lineares, especialmente no que diz respeito à formulação de modelos e métodos de resolução de problemas envolvendo esses sistemas. Isso reforça a importância da inserção consciente de atividades lúdicas no ensino da matemática, não apenas como elemento motivador, mas como estratégia fundamental para a construção de aprendizagens significativas.