O ensino de probabilidade na educação de jovens e adultos: uma sequência didática na perspectiva do ensino exploratório
ensino de probabilidade; ensino exploratório; tarefas matemáticas; Educação Profissional de Jovens e Adultos.
O ensino de probabilidade tem sido um grande desafio para professores que
ensinam matemática em todas as etapas da educação básica. Com motivação nos
desafios encontrados ao longo de sua experiência, o autor desenvolveu este
trabalho com o objetivo de construir uma sequência didática a partir do planejamento
de tarefas matemáticas e de processos de ensino na perspectiva do ensino exploratório,
voltados para o ensino de probabilidade para estudantes de ensino médio integrado
a curso técnico em eletrotécnica no contexto da educação de jovens e adultos (EJA),
contemplando as especificidades dessa modalidade. Para isso, fundamentou-se na
abordagem múltipla das diferentes visões/teorias sobre a probabilidade, no
letramento probabilístico e nos pressupostos teórico-práticos sobre tarefas
matemáticas e sobre o ensino exploratório. A pesquisa tem abordagem
qualitativa e a sequência didática, que se constituiu enquanto produto educacional,
foi validada por meio de um processo de pesquisa prática, sob a qual um grupo de
professores com experiência em processos de ensino e aprendizagem
debateram aspectos positivos e limitantes dos planejamentos, acarretando
modificações e melhorias. Dos resultados alcançados, destaca-se construção de
cenários valiosos do pensamento probabilístico, da
sistematização de ideias matemática, do diálogo e da participação ativa. Além disso,
percebeu-se como o aprofundamento e o diálogo entre as teorias supracitadas pôde
favorecer o planejamento de estratégias de ensino que respeitem os conhecimentos
prévios dos estudantes da EJA, promovam a integração entre formação técnica e
formação matemática e fomentem a multiplicidade de abordagens da probabilidade
de maneira significativa.