Os efeitos das demonstrações matemáticas no Ensino Médio
Aprendizagem Significativa. BNCC. Criatividade. Demonstrações Matemáticas. Ensino Médio.
O presente trabalho visa uma abordagem qualitativa à respeito das Demonstrações Ma-
temáticas em sala de aula e seus efeitos no que diz respeito a aprendizagem dos conceitos,
fórmulas, entre outros, no processo de ensino dos estudantes de Ensino Médio. Foram
escolhidos conteúdos da área de Matemática e suas tecnologias, presentes na Base Na-
cional Comum Curricular (BNCC), das três séries do Ensino Médio no Distrito Federal.
A partir da escolha dos conteúdos, cinco ações envolvendo aspectos de provas/deduções
foram feitas em sala de aula, junto aos estudantes, e, posteriormente, informações sobre
os efeitos desta proposta foram colhidas, além também da produção escrita dos alunos.
Como resultado inicial, nota-se, com clareza, que as deduções e demonstrações em sala
de aula têm um efeito positivo no aprendizado dos estudantes. Além disso, um produto
pensado sobre a proposta da ação aqui disposta foi a produção de um website, apresen-
tando uma série de atividades lúdicas programáveis e gamificadas, possibilitando acesso
às informações tanto a professores quanto a estudantes, de maneira prática e criativa,
também trazendo as ideias de como trabalhar determinados conteúdos em sala de aula.