Ensino de Técnicas de Cálculo Mental por Meio de Atividades Lúdicas para o Resgate de Conceitos Aritméticos: Um Estudo de Caso
Cálculo Mental. Aritmética. Recursos Educacionais. Math Hero.
O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre o ensino de técnicas de cálculo
mental em uma escola pública de Ensino Médio no Gama – DF, com foco no resgate de
conceitos elementares da aritmética por meio de atividades lúdicas. O objetivo principal
foi sanar dificuldades no cálculo mental, identificando e preenchendo lacunas conceitu-
ais, além de aplicar estratégias através de técnicas específicas para as quatro operações
fundamentais. Buscou-se aprimorar o raciocínio matemático, priorizando eficiência, pre-
cisão e aplicabilidade prática e também visou-se tornar a aprendizagem mais dinâmica
e significativa, estimulando o engajamento, a autonomia e a confiança dos estudantes.
A metodologia envolveu sete encontros presenciais com atividades teóricas e práticas,
individuais e em grupo, aliadas a utilização do aplicativo Math Hero como recurso educa-
cional. Os resultados apontaram avanços no desempenho acadêmico dos educandos, além
de maior envolvimento com os conteúdos. A experiência foi concluída com a participação
dos estudantes no Torneio de Matemática Mental 2024, que ocorreu no campus Gama da
Universidade de Brasília. As atividades realizadas sugerem que a integração entre recursos
digitais e práticas pedagógicas participativas favorecem o desenvolvimento de habilidades
matemáticas essenciais.