APLICAÇÕES MATEMÁTICAS EM TRIGONOMETRIA: A CONSTRUÇÃO E USO DO TEODOLITO CASEIRO PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO PARA ALUNOS DO 8o ANO
Trigonometria; Ensino de Matemática; Metodologia Ativa; Avaliação Diagnóstica; Estatística Educacional; Educação Matemática.
Esta pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, teve como objetivo principal analisar o
desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental ao longo da aplicação de tarefas
matemáticas interativas voltadas ao ensino de Trigonometria, integradas a aulas conteudistas e
fundamentadas em metodologias ativas. Foram propostos seis objetivos específicos, incluindo
a construção do conceito de semelhança de triângulos, a identificação das razões
trigonométricas no triângulo retângulo, a aplicação das relações métricas com instrumentos
práticos como o teodolito caseiro, a construção da tabela trigonométrica a partir de triângulos
notáveis, a avaliação da metodologia ativa e a análise da relevância do produto educacional
tanto pelo desempenho quanto pela percepção dos alunos.
Do ponto de vista quantitativo, foram aplicadas análises estatísticas como ANOVA,
Correlação de Pearson, testes T de comparação entre frentes e Regressão Linear Múltipla. Os
resultados evidenciaram que a frente de Trigonometria teve maior impacto na média geral dos
estudantes, com valores elevados de F e p-valor significativamente baixo, indicando
contribuição estatisticamente relevante. A correlação positiva e significativa entre as frentes e
a média geral reforçou a consistência dos dados, e a regressão linear mostrou que os
desempenhos em Trigonometria são bons preditores da média geral. A avaliação diagnóstica
sobre semelhança de triângulos também revelou padrões interessantes de desempenho,
permitindo identificar lacunas e avanços em turmas específicas.
Na dimensão qualitativa, utilizou-se o modelo SERVQUAL adaptado ao contexto
educacional para avaliar a percepção de 15 alunos sobre a experiência com metodologias ativas.
Os resultados mostraram altos níveis de satisfação em dimensões como confiabilidade,
segurança e empatia, sugerindo que as abordagens adotadas favoreceram o engajamento e a
aprendizagem.
Conclui-se que a integração entre teoria, prática e tecnologia, aliada à metodologia ativa,
resultou em melhorias significativas no desempenho dos alunos e em uma percepção positiva
sobre o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa reforça o papel da Trigonometria como
campo fértil para o uso de estratégias pedagógicas inovadoras e a importância de avaliações
formativas e diagnósticas no processo de aprendizagem.