Dificuldades de Aprendizagem de Frações Entre Estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental
Frações. Aprendizagens. Ensino Fundamental. Defasagem Curricular.
Esta pesquisa investigou as dificuldades de aprendizagem de frações entre alunos do 9o ano de uma escola pública do Distrito Federal. Os resultados revelaram um cenário pre- ocupante: os estudantes apresentaram baixos índices de acerto em todas as operações básicas, com destaque para a adição (10,3%) e subtração (13,1%). A multiplicação obteve o melhor desempenho (29%), enquanto a divisão, considerada a mais difícil por 92,5% dos alunos, teve apenas 14,8% de acertos. A análise teórica mostrou que os alunos possuem esquemas cognitivos frágeis e dificuldade em transitar entre diferentes representações das frações, como as formas simbólica, pictórica e verbal. De acordo com a percepção dos estudantes, identificou-se uma grave defasagem curricular, uma vez que a maioria relatou ter tido seu primeiro contato com frações apenas a partir do 6o ano, em contraste com o que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece a introdução do tema já no 3o ano do Ensino Fundamental. A pandemia de COVID-19 agravou significa- tivamente essas lacunas de aprendizagem. O estudo recomenda a adoção de estratégias pedagógicas mais eficazes, incluindo o uso de materiais concretos, situações-problema contextualizadas e jogos didáticos. Com base nos dados empíricos, foram propostas ati- vidades fundamentadas em teorias da Didática da Matemática, visando à superação das dificuldades identificadas. A pesquisa também enfatiza a necessidade de formação docente continuada e intervenções precoces para sanar as defasagens identificadas. Os resultados destacam a urgência de repensar o ensino de frações, particularmente no contexto pós- pandêmico, visando transformá-las em ferramentas acessíveis para o desenvolvimento do pensamento matemático.