Banca de DEFESA: CICERO VIDAL DE ABREU JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CICERO VIDAL DE ABREU JUNIOR
DATA : 29/08/2025
HORA: 08:30
LOCAL: MAT
TÍTULO:

Dificuldades de Aprendizagem de Frações Entre Estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Frações. Aprendizagens. Ensino Fundamental. Defasagem Curricular.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Esta pesquisa investigou as dificuldades de aprendizagem de frações entre alunos do 9o ano de uma escola pública do Distrito Federal. Os resultados revelaram um cenário pre- ocupante: os estudantes apresentaram baixos índices de acerto em todas as operações básicas, com destaque para a adição (10,3%) e subtração (13,1%). A multiplicação obteve o melhor desempenho (29%), enquanto a divisão, considerada a mais difícil por 92,5% dos alunos, teve apenas 14,8% de acertos. A análise teórica mostrou que os alunos possuem esquemas cognitivos frágeis e dificuldade em transitar entre diferentes representações das frações, como as formas simbólica, pictórica e verbal. De acordo com a percepção dos estudantes, identificou-se uma grave defasagem curricular, uma vez que a maioria relatou ter tido seu primeiro contato com frações apenas a partir do 6o ano, em contraste com o que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece a introdução do tema já no 3o ano do Ensino Fundamental. A pandemia de COVID-19 agravou significa- tivamente essas lacunas de aprendizagem. O estudo recomenda a adoção de estratégias pedagógicas mais eficazes, incluindo o uso de materiais concretos, situações-problema contextualizadas e jogos didáticos. Com base nos dados empíricos, foram propostas ati- vidades fundamentadas em teorias da Didática da Matemática, visando à superação das dificuldades identificadas. A pesquisa também enfatiza a necessidade de formação docente continuada e intervenções precoces para sanar as defasagens identificadas. Os resultados destacam a urgência de repensar o ensino de frações, particularmente no contexto pós- pandêmico, visando transformá-las em ferramentas acessíveis para o desenvolvimento do pensamento matemático.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Externo à Instituição - MATEUS GIANNI FONSECA - IFB
Presidente - 404794 - MAURO LUIZ RABELO
Interna - 1782267 - REGINA DA SILVA PINA NEVES
Notícia cadastrada em: 11/08/2025 14:59
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