Banca de DEFESA: LEONARDO PEIXOTO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO PEIXOTO SILVA
DATA : 29/08/2025
HORA: 10:30
LOCAL: MAT
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO PISA 2022 NA AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS E DESEMPENHO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS NO DISTRITO FEDERAL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI)


PALAVRAS-CHAVES:

PISA; TRI, avaliação educacional; competências matemáticas


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Esse estudo investiga a estrutura das questões de matemática do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2022, fundamentadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI), e seu impacto na avaliação das competências e do desempenho dos estudantes do Distrito Federal. Seu objetivo geral é compreender como a estrutura dessas questões, fundamentadas na TRI, influencia a estimativa de proficiência e a leitura dos resultados. A partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram selecionadas cinco questões representativas da edição 2022, considerando a diversidade de níveis de dificuldade e competências avaliadas, e aplicadas presencialmente a uma amostra de 40 estudantes do ensino médio do Distrito Federal, composta por metade da rede pública e metade da rede privada. O estudo analisa a fundamentação teórica do PISA, destacando sua importância como instrumento de diagnóstico e orientação para práticas pedagógicas, articulada à TRI como método estatístico sofisticado para analisar o desempenho dos estudantes, com foco nos parâmetros de dificuldade, discriminação e acerto ao acaso e sua influência na estimativa de proficiência. As respostas foram analisadas à luz dos descritores do PISA, da TRI e das estratégias de resolução mobilizadas, permitindo uma compreensão aprofundada dos processos cognitivos envolvidos. Os resultados revelam desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro no desenvolvimento de habilidades matemáticas, especialmente após o contexto pandêmico, evidenciando a necessidade de formação continuada de professores na interpretação dos dados produzidos por avaliações em larga escala. Além disso, discute-se o papel dessas avaliações na formulação de políticas públicas voltadas para a promoção da equidade e do fortalecimento das práticas pedagógicas. Como contribuições, o estudo visa oferecer subsídios para a formação docente na compreensão e interpretação dos resultados do PISA, destaca a importância do uso pedagógico de itens internacionais e propõe melhorias na elaboração e utilização de materiais didáticos contextualizados, além do aprimoramento das estratégias avaliativas, com vistas a promover uma educação matemática mais inclusiva, contextualizada e formativa, capaz de atender às demandas contemporâneas do ensino e de favorecer maior equidade na aprendizagem matemática. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1984613 - IGOR DOS SANTOS LIMA
Presidente - 404794 - MAURO LUIZ RABELO
Interna - 1807720 - SIMONE VASCONCELOS DA SILVA
Externa à Instituição - SUNAMITA SOUZA SILVA - UFG
Notícia cadastrada em: 11/08/2025 15:04
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