Lesson Study nos anos finais do ensino fundamental: entendimentos a partir do I Seminário Internacional de Lesson Study no ensino de matemática.
Lesson Study; Resolução de Problemas; Ensino Fundamental – Anos Finais.
A presente dissertação apresenta resultados de um mapeamento de pesquisas que discorrem sobre Lesson Study (LS) no Ensino Fundamental – Anos Finais divulgados nos Anais do I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, realizado em maio de 2021. De modo especial, busca-se caracterizar como a resolução de problemas é adotada e seus resultados em termos de aprendizagem matemática dos estudantes da educação básica. A análise dos textos evidenciou a ampliação do número de estudos neste nível de escolaridade ao mesmo tempo em que mostrou a prevalência de estudos em contextos de formação continuada. Além disso, os resultados revelam aspectos da adaptação realizada em função dos contextos específicos das salas de aula brasileiros. Evidenciou-se que os estudos que alcançaram maior êxito em relação á aprendizagem dos estudantes instituíram a resolução de problemas ao longo das etapas de planejamento-execução-reflexão do LS desenvolvido.