Percepções de professores sobre Educação Ambiental e a promoção da sustentabilidade no contexto da Educação Escolar Quilombola
Educação Ambiental; sustentabilidade; Educação Escolar Quilombola.
Este é um estudo exploratório, que investigou as percepções de professores sobre Educação ambiental e sustentabilidade no contexto da Educação Escolar Quilombola, em cinco regiões do Brasil. Foram realizadas entrevistas com os docentes, buscando compreender como a Educação Ambiental é integrada ao currículo escolar e quais os desafios e as possibilidades que emergem nesse contexto. A análise de dados com o software IRAMUTEQ revelou conexões temáticas entre educação, sustentabilidade e identidade. A pesquisa identificou que as práticas educacionais estão profundamente ligadas à territorialidade, identidade cultural e à gestão sustentável dos recursos naturais nas comunidades quilombolas. Foi observado que a Educação Ambiental em comunidades quilombolas vai além de questões ecológicas, promovendo também a valorização do conhecimento tradicional sobre o meio ambiente e à resistência sociocultural das comunidades ao longo da história. A promoção da sustentabilidade é vista como uma ferramenta essencial para fortalecer as comunidades quilombolas em suas lutas por direitos territoriais e contra o racismo ambiental. Conclui-se que a Educação Ambiental na Educação Escolar Quilombola, embora não seja enfatizada nos currículos, participa do cotidiano das escolas e das comunidades, tendo um caráter transformador e integrando saberes tradicionais para promover a justiça social e a conservação ambiental.