Educação do Campo e o projeto “GoiásTec - Ensino Médio ao alcance de todos”: desafios e contradições na era das tecnologias
GoiásTec, Mediação Tecnológica, Educação do Campo, Educação Rural; Telarização da Educação
A dissertação investiga os desafios e contradições da implementação do projeto "GoiásTec - Ensino Médio ao alcance de todos" na educação ofertada ao assentamento São Vicente, em Flores de Goiás. Este projeto justifica a mediação tecnológica para oferecer aulas gravadas ou ao vivo por meio de tecnologias digitais em áreas de difícil acesso e com escassez de profissionais qualificados. O estudo emprega uma abordagem quali-quantitativa que inclui análise de documentos, entrevistas com estudantes, seus resposáveis e profissionais envolvidos, além de uma comparação entre as práticas de mediação tecnológica e os princípios da Educação do Campo. A pesquisa destaca a importância de uma abordagem educacional que respeite e valorize as condições socioculturais e educacionais das comunidades campesinas, questionando se a implementação do GoiásTec contribui efetivamente para uma educação relevante e significativa para os estudantes do campo.