Percepções dos estudantes de uma escola periurbana sobre resíduos sólidos e orgânicos: uma perspectiva da educação ambiental
periurbana, zona rural, educação ambiental, resíduos sólidos, iramuteq
Diante da preocupante temática sobre a destinação mais ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e também sobre o manejo que melhor se aplique aos resíduos orgânicos, se faz necessário o conhecimento e a busca por alternativas. Neste sentido, a proposta deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa numa comunidade escolar localizada numa região rural (periurbana) de Planaltina, GO. O presente trabalho de pesquisa abordou a Educação Ambiental numa pesquisa qualitativa na escola municipal Vó Vitória Garofalo. Foi desenvolvida com os estudantes, mas também foram realizadas entrevistas com moradores locais, sendo a maioria pais ou responsáveis pelos discentes no sentido de conhecer melhor os componentes que formam a região. As pesquisas se deram no sentido de conhecer e enriquecer as discussões sobre o tema abordado. A escola possui características de escola do campo e escola urbana. Sendo que a região, denominada zona rural é fronteiriça com o centro urbano e com isto, traz elementos de vivências com este centro urbano. O objetivo foi analisar a relação entre percepção e prática de estudantes sobre a destinação dos resíduos sólidos e orgânicos na comunidade escolar. Entendendo que por percepção, compreende a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. Também de buscar alternativas que possam ser apresentadas a comunidade quanto a promoção de novas práticas, a partir dos seus hábitos e conhecimentos que possuem e possibilidades de manejos, no sentido da promoção de uma educação ambiental emancipadora.