EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO À VULNERABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL: UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES NO MUNICÍPIO DE LUZIÂNIA-GO
Educação do campo. Vulnerabilidade socioambiental. Jovens do campo. Jovens trabalhadores
Os fatores sociais e ambientais têm valor significativo para o mundo contemporâneo, pois é possível perceber essa preocupação diante de debates em torno da interação entre os indivíduos e os diversos recursos naturais, os quais atendem às crescentes demandas e necessidades humanas, bem como a sobrevivência das futuras gerações. No campo, os problemas socioambientais parecem estar evidentes, porém podem passar despercebidos diante das políticas públicas sociais e educacionais. Nesse contexto, os jovens trabalhadores também fazem parte das problemáticas enfrentadas pelo conjunto de sujeitos sociais, visto que uma parte deles desenvolve atividades laborais, ao mesmo tempo que frequentam a escola em busca de melhores condições de trabalho e sobrevivência. A temática proposta neste projeto de dissertação parte da preocupação investigativa relacionada às especificidades da Educação Básica no Campo e às questões que envolvem as fragilidades socioambientais. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é analisar as ações pedagógicas implementadas pelas escolas do campo no enfrentamento das vulnerabilidades socioambientais vividas por jovens estudantes trabalhadores de comunidades rurais do município de Luziânia-GO – entorno do Distrito Federal. Para nortear metodologicamente essa atividade investigativa, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, utilizando-se do levantamento dados empíricos, vivências e observações in lócus e tomada de depoimentos orais.