Educadores do campo e Movimentos Sociais em formação: impactos da Licenciatura em Educação do Campo em Santo Antônio de Pádua - RJ
Estado; Hegemonia; Contra-hegemonia; Pedagogia da Alternância; Políticas Públicas
A educação do campo, enquanto política pública conquistada pelos movimentos sociais, tem intensificado no seio do Estado as disputas por uma educação autoemacipadora com as classes populares do campo. Como parte dessa conquista, as Licenciaturas em educação do campo têm assumido papeis fundamentais na formação de sujeitos e espaços educativos que se fortalecem nas lutas por terra, educação e reprodução da vida do/no campo. Em Santo Antônio de Pádua, não diferente de sua materialidade de origem, a LEdoC tem permitido que seus educandos questionem algumas tendencias hegemônicas que foram consolidadas historicamente pelas classes dominantes. Neste movimento, que acontece por meio da Pedagogia da Alternância, os educandos têm intensificado a compreensão sobre o contexto social local e atuado por mudanças. Portanto, buscando estudar esse incipiente movimento no noroeste fluminense, essa pesquisa tem o objetivo de analisar impactos gerados pela Licenciatura em Educação do Campo em Santo Antônio de Pádua – RJ.