O sistema agroalimentar na estrutura formativa dos cursos de gastronomia do Distrito Federal
Gastronomia, Sistema Agroalimentar, Agroecologia, Decolonialidade, Educação Ambiental
A gastronomia é, sem dúvida, parte integrante e fundamental da cadeia produtiva de alimentos, desde a produção, distribuição, comercialização e consumo. O sistema agroalimentar hegemônico, por sua vez, subordinado ao poder do capital, se associa à mecanismos de dominação social, ambiental e econômico. Dessa maneira, é imprescindível ao gastrônomo, no momento da sua formação acadêmica, se guarneça de conhecimentos acerca das relações de poder que o sistema agroalimentar hegemônico produz, bem como que possa compreender sistemas agroalimentares-outros de características socioambientais mais diversas e justas. É nesse cenário que a presente pesquisa se propõe a investigar como os temas relacionados ao sistema agroalimentar (hegemônico e contra hegemônico) estão inseridos no contexto da formação dos profissionais de gastronomia no Distrito Federal, a partir da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Instituições de Ensino Superiores (IES) públicas e privadas e da compreensão dos respectivos corpos docentes e discentes acerca da formação em gastronomia e suas relações com o sistema agroalimentar e os temas que o circundam. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que as IES Privadas não oferecem mecanismos integrais para um debate consistente e estruturante quanto aos temas abordados (dando mais ênfase a conteúdos voltados ao mercado de trabalho), enquanto as IES Públicas buscam oferecer esses conhecimentos, de forma mais acentuada, conforme se verifica em evidências mais concretas. É possível assegurar, ainda, que existe uma demanda pedagógica e social para que os cursos de gastronomia promovam melhor os temas de cunho socioambiental, uma vez que a maioria absoluta dos alunos e professores das IES analisadas, considera importante a inserção e/ou ampliação das pautas sobre sistemas agroalimentares e agroecologia nos cursos em análise. É necessário, portanto, equilibrar as dimensões estruturantes, pedagógicas e metodológicas dos cursos de gastronomia entre a qualificação profissional e o desenvolvimento científico, reflexivo e atuante.