PROGRAMA ESCOLA DA TERRA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DAS ESCOLAS DO CAMPO DO DISTRITO FEDERAL
Escola da Terra; Formação docente, Política Pública
Este estudo tem como principal objetivo analisar em que medida a formação pelo Programa Escola da Terra, impactou a formação dos educadores das escolas do Campo do Distrito Federal. Para atender às finalidades desta pesquisa, o público-alvo será as educadoras e educadores participantes da formação continuada do PET. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo na qual optou se pela pesquisa bibliográfica e documental e para a coleta de dados questionário online. Para análise dos dados coletados será empregado o Método do Materialismo Histórico-dialético. A investigação partirá da análise da percepção dos educadores sobre a formação continuada do programa no âmbito do Distrito Federal, para em seguida identificar qual a repercussão das relações estabelecidas entre a formação continuada no Escola da Terra e a organização do trabalho docente na perspectiva da epistemologia da práxis. Descrevendo ao final seu impacto sobre a práxis docente. O recorte temporal para análise deste estudo, será da implementação do Programa da Terra 1ª Edição no DF 2018 a 2022, trazendo à baila as experiências vividas pelos educadores participantes. Tendo em vista as experiências sistematizadas Brasil a fora, para dar sustentação ao debate teórico traremos: ANTHUNES-ROCHA (2022); BARROS (2018); CURADO (2019); FREITAS (2022); HAMMEL (2021); NOVAES (2021).