Educadores do Campo e Movimentos Sociais em formação: repercussões da Licenciatura em Educação do Campo em Santo Antônio de Pádua – RJ
Estado ampliado; Intelectuais orgânicos; movimentos sociais populares; Educação do Campo; Formação de Educadores.
Com o objetivo de analisar as repercussões da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Fluminense no município de Santo Antônio de Pádua – RJ, o presente trabalho foi estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, registramos de forma crítica o contexto histórico do município em questão. Nos apoiando em aspectos quantitativos, principalmente dados estatísticos, e dados qualitativos, bibliografias e outros documentos que caracterizam o município e a Região Noroeste Fluminense, percebemos contradições que moldam a organização da vida social local. No segundo capítulo, nos aprofundamos em aspectos teórico que nos ajudam a entender o movimento da Educação do Campo. Nesta parte do trabalho, nos dedicamos a compreender a Educação do Campo como proposta contra-hegemônica. Para isso, discutimos a matriz de Estado que dialoga com sua proposta, sua materialidade fundada na nos movimentos sociais e, por fim, sua forma e conteúdo, dando ênfase a tríade estruturante campo-políticas públicas-educação. No terceiro, capítulo, momento em que analisamos de fato o curso em questão, usamos como método de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com docentes, estudantes e egressos. O tratamento dos dados foi realizado a partir da análise de conteúdo, por meio da descrição e sistematização das falas, nos permitindo criar uma inferência a partir dos sentidos das palavras e das interrelações entre os diferentes sujeitos presentes na pesquisa. A partir disto, foi possível compreender que o curso tem se estruturado a partir de uma dimensão política formativa que preza o compromisso com as classes populares do campo. Além disso, identificamos intervenções realizadas pelos sujeitos da pesquisa sobre a realidade paduana, principalmente por meio do Tempo Comunidade, a fim de transformá-la. O que demonstrou que as repercussões que está licenciatura tem promovido no município de Santo Antônio de Pádua tem acontecido por meio da formação de intelectuais orgânicos, isto é; intelectuais dispostos a organizar as vontades e as ações de sua classe. Contudo, o curso ainda carece de infraestrutura o que causa instabilidade no quantitativos de alunos, além de sofrer com a conjuntura política do país que não favorece o avanço de políticas populares. O que significa que, ainda que o curso seja extremamente importante para região, ele ainda carece de uma consolidação que só virá por meio da luta coletiva das classes populares.