EDUCAÇÃO E MIGRAÇÃO DE TRABALHADORES RURAIS: UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES NO VALE DO PAMPLONA, EM GOIÁS
Educação. Migração. Trabalhadores rurais. Agronegócio. Estudantes rurais.
Nesta dissertação, apresentamos um estudo que investigou a relação entre educação, trabalho e migração no contexto do agronegócio no Vale do Pamplona. O capítulo dois descreve a metodologia utilizada, com ênfase em uma abordagem qualitativa para compreender os elementos subjetivos do cotidiano local. No capítulo três, são discutidas as abordagens teóricas, incluindo a evolução do agronegócio, as configurações do trabalho na agricultura e os objetivos da educação para os jovens filhos de trabalhadores do agronegócio. Que relação existe entre três categorias? Para responder a esta questão, traremos a discussão histórica sobre a evolução do agronegócio como fruto do advento da revolução verde. A partir deste ponto, faremos um recorte acerca das configurações do trabalho na agricultura, com foco em trabalho assalariado e os mecanismos utilizados pelo capitalismo para explorar a mão-de-obra sazonal e desqualificada pelo avenço dos recursos e equipamentos agrícolas de alta tecnologia. Abordaremos também as finalidades da educação dentro do contexto social e econômico da realidade local no que tange aos jovens estudantes filhos de trabalhadores do ramo do agronegócio. O capítulo quatro apresenta os resultados da pesquisa, incluindo uma análise da realidade dos estudantes, a proposta da Educação do Campo como uma alternativa crítica e libertadora, os impactos do processo migratório na aprendizagem escolar e a discussão sobre a educação rural corporativa versus a Educação do Campo. As considerações finais destacam as principais percepções sobre a realidade educacional dos estudantes e sugerem a implementação de uma educação que considere a realidade dos sujeitos, como a Educação do Campo.