EFEITO DO ÁCIDO CÍTRICO NA ESTABILIDADE DIMENSIONAL DE MADEIRAS SÓLIDAS DO GÊNERO Pinus SUBMETIDAS A TRATAMENTO TERMOMECÂNICO
ácido cítrico, tratamento termomecânico, estabilidade dimensional, madeira sólida
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do ácido cítrico na estabilidade dimensional de peças de madeira sólida do gênero Pinus, as quais foram submetidas a tratamento termomecânico. Foi realizado teste preliminar para quantificar a influência de diferentes temperaturas de prensagem (170°C, e 190°C), e concentrações de ácido cítrico (0%, 5%, e 10%) sobre as propriedades físicas do material. Após escolha dos melhores tratamentos (170°C e 5% e 10% de ácido cítrico), foi avaliado o efeito destes sobre as propriedades químicas (MIR, MEV e pH), sobre seu Perfil de densidade utilizando microtomografia de raios X, sobre sua resistência ao envelhecimento por meio de ensaio de abrasão, e sobre a suas propriedades superficiais (Colorimetria, Molhabilidade e Dureza Janka). O resultado da análise química permitiu observar um aumento da presença de grupos funcionais do tipo éster, assim como uma maior cobertura e acidez da superfície. A técnica de densitometria permitiu observar a formação de picos de densidade na superfície em que foi aplicado o ácido. Foi possível verificar também um aumento da resistência à abrasão decorrente da aplicação do ácido cítrico.
Por último, a aplicação do ácido promoveu um maior escurecimento da superfície da madeira, assim como uma redução significativa na sua permeabilidade, e um aumento da dureza da sua superfície.