A presente dissertação é a continuação do projeto de pesquisa “Percepções de educação em direitos humanos e de mediação de conflitos no contexto escolar do Distrito Federal”, desenvolvida entre 2018 e 2022, sob coordenação da Profª Drª Nair Heloísa Bicalho de Sousa, coordenadora Núcleo de Estudos Para a Paz e Direitos Humanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (NEP/CEAM/UnB), contemplada em fomento junto a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). O objetivo desta pesquisa é analisar a prática pedagógica em educação e direitos humanos dos/as professores/as do ensino fundamental – anos iniciais da rede pública de ensino do Distrito Federal em uma escola classe de Ceilândia. Para tanto, buscamos perceber se se os/as professores/as possuem conhecimento acerca do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH -BRASIL/MJ/MEC/SDH, 2006) e das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (DNEDH/MEC, 2012), principais políticas públicas relacionadas à educação em direitos humanos, e como se inserem na prática pedagógica cotidiana. Trata-se de um estudo de caso exploratório, descritivo e explicativo, de abordagem qualitativa (documental) e quantitativa (estatística). Baliza-se pela abordagem qualitativa-estudo de caso (YIN, 1994, 2001; GIL, 1995; WIMMER, 1996; RICHARDSON, 1999); abordagem quantitativa-estatisitica (RICHARDSON, 1999; TRIVIÑOS, 1987); teoria crítica dos direitos humanos (ESCRIVÃO FILHO e SOUSA JUNIOR, 2016; HERRERA FLORES, 2009); teoria crítica da educação em direitos humanos da América Latina (CANDAU, 2005, 2009; BENEVIDES, 2008; CANDAU & SACAVINO, 2010; CARBONARI, 2006, 2007; Creswell (2007); FREIRE, Paulo, 1987, 1999; MAGENDZO, 2008; CANDAU E SACAVINO, 2010; SOUSA, 2016, 2017; ZENAIDE, 2008, 2020; SILVA E TAVARES, 2013); análise documental (FLICK, 2009; PMEDH, 2005; PNEDH, 2006; DNEDH, 2012).