Políticas Públicas para peramane(s)cer e interseccionalidde em gênero, raça e classe: Sociedade desigual e o desafio da permanência estudantil na graduação da UnB
Educação; Ensino Superior; Ações Afirmativas; Assistência Estudantil; Relações étnico-raciais.
A projeto de tese apresenta como questão: “Quais os principais desafios da permanência de estudantes
negros na graduação da UnB?”. Compreendendo que o problema da sociedade desigual não
apenas está relacionado aos desafios de implementação das cotas étnico-raciais de caráter
sociorracial, como forma de garantia de acesso para estudantes negros hiper vulneráveis
economicamente, esta tese se localiza a partir de um questionamento acerca do problema
constituído devido a permanência estudantil de negros na universidade. Elenca-se como
objetivos: analisar as legislações, documentos e materiais institucionais referentes às políticas
públicas voltadas a permanência estudantil, em especial, na UnB; Analisar os aspectos
articulados entre políticas públicas, garantia dos direitos humanos e permanência estudantil de
estudantes negros na UnB; Descrever as dimensões e condições de permanência estudantil,
apontando os desafios para sua concretização com base na investigação realizada na UnB. Para
tanto, a pesquisa foi constituída a partir de metodologia interativa (Filice & Caranaúba, 2019)
que conectou de forma triangulada, a etnografia institucional (Smith, 2005 ; Veras, 2014), a
etnometologia (Garfinkel, 1974) e a interseccionalidade (Creenshaw,1989 ; Collins & Bilge,
2021 ) a partir dos instrumentos da descrição densa dos diários de bordo (Geertz, 1989 ), análise
de conteúdo (Sampaio; Lycarião, 2021 ), análise do discurso (Orlandi, 2013 ; Pechaux, 1990 )
e entrevista compreensiva (Kauffman, 2013 ). A tese é apresentada no formato multipaper
(Mutti & Klüber, 2021), resultando em três artigos que visam delinear cada objetivo. O primeiro
artigo visa analisar as legislações, documentos e materiais institucionais referentes às políticas
voltadas a permanência estudantil, em especial, na UnB, a partir de interpretação teórica
interseccional que pode implicar em ações voltadas a permanência estudantil voltadas a
estudantes ingressantes na graduação por via das cotas étnico – raciais. O segundo artigo busca
analisar os aspectos articulados entre políticas públicas, garantia dos direitos humanos e
permanência estudantil de estudantes negros na UnB. E o terceiro artigo descreverá as
dimensões e condições de permanência estudantil, apontando os desafios para sua
concretização com base na investigação realizada na UnB.