A LEI MARIA DA PENHA NA ESCOLA: a experiência das estudantes de ensino médio de uma escola pública de Ceilândia com a violência contra a mulher
Lei Maria da Penha; violência contra a mulher; direitos humanos; educação; políticas públicas.
A escola é um lugar propício para a promoção de políticas públicas voltadas para a educação em e para os direitos humanos, de forma a oportunizar um ensino pautado no respeito a todos/as, impedindo a disseminação de atos violentos e possibilitando a formação de cidadãos engajados no enfrentamento à violência contra a mulher num processo educativo ético, guiado pela justiça, diversidade e igualdade. O presente projeto tem como objetivo principal investigar a representação das experiências que as estudantes de ensino médio de uma escola pública de Ceilândia (Região Administrativa do Distrito Federal) têm da violência contra a mulher no contexto da Lei Maria da Penha. A metodologia adotada é de abordagem quantitativa e qualitativa numa perspectiva feminista, apoiada no levantamento bibliográfico, na pesquisa documental, no questionário, na entrevista semiestruturada e no jogo de baralho Emancipação: jogando contra o machismo. Aponta-se para a imprescindibilidade de que todos, Estado, escola e sociedade, num trabalho interdisciplinar, intensifiquem os esforços para desmistificar e denunciar os atos que vulnerabilizam os corpos femininos, propiciando à população reflexões acerca dos verdadeiros significados do ser masculino e ser feminino, dos papeis sociais e das relações de igualdade transpassados pelos direitos humanos.