Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS DA SILVA
DATA : 26/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: plataforma Teams
TÍTULO:

Articulações entre universidade, escola e comunidade na perspectiva Freire-CTS/PLACTS: avanços e limites


PALAVRAS-CHAVES:

Universidade-Escola-Comunidade, Investigação Temática; Tema Gerador, entrevista reflexiva


PÁGINAS: 62
RESUMO:

A educação proposta por Paulo Freire promove uma leitura crítica da realidade, enquanto a Educação Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) e o Pensamento Latino-Americano em Ciências, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) buscam problematizar as relações entre ciência, tecnologia e suas implicações sociais, incluindo políticas públicas atreladas ao contexto regional. Buscando contribuir para mudar realidades a partir do conhecimento de problemas locais, as investigações temáticas visam eleger temas geradores para trabalhar em instituições educacionais, geralmente, mediados pela tríade universidade-escola-comunidade. Este projeto de dissertação tem por objetivo investigar avanços e limites da articulação universidade-escola-comunidade em práticas de sala de aula de Ciências a partir da do referencial Educação Freire-CTS/PLACTS. Para isso, realizamos uma revisão sistemática de teses e dissertações para explorar os caminhos percorridos, os desafios enfrentados e as descobertas dos trabalhos selecionados. Utilizamos estes textos para identificar entre os autores, pesquisadores para entrevistas. A ideia delas é aprofundar as impressões acerca da articulação universidade-escola-comunidade, dos limites e das possibilidades. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa-exploratório, utilizando a revisão bibliográfica sistemática e entrevistas semiestruturadas como método de coleta de dados. Todos os dados gerados neste projeto serão explorados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se identificar além de elementos teóricos-metodológicos alinhados com uma educação dialógica e contextualizada, aspectos desafiadores e, muitas vezes, limitantes para a promoção de uma educação mais crítica, cidadã e transformadora.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FLÁVIA TOCCI BOEING DUARTE - UEG
Externa ao Programa - 1043639 - JHENIFFER MICHELINE CORTEZ - nullPresidente - 3192412 - PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
Externa à Instituição - SUIANE EWERLING DA ROSA - UFOB
Notícia cadastrada em: 25/02/2025 20:03
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02.sigaa02