Articulações entre universidade, escola e comunidade na perspectiva Freire-CTS/PLACTS: avanços e limites
Universidade-Escola-Comunidade, Investigação Temática; Tema Gerador, entrevista reflexiva
A educação proposta por Paulo Freire promove uma leitura crítica da realidade, enquanto a Educação Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) e o Pensamento Latino-Americano em Ciências, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) buscam problematizar as relações entre ciência, tecnologia e suas implicações sociais, incluindo políticas públicas atreladas ao contexto regional. Buscando contribuir para mudar realidades a partir do conhecimento de problemas locais, as investigações temáticas visam eleger temas geradores para trabalhar em instituições educacionais, geralmente, mediados pela tríade universidade-escola-comunidade. Este projeto de dissertação tem por objetivo investigar avanços e limites da articulação universidade-escola-comunidade em práticas de sala de aula de Ciências a partir da do referencial Educação Freire-CTS/PLACTS. Para isso, realizamos uma revisão sistemática de teses e dissertações para explorar os caminhos percorridos, os desafios enfrentados e as descobertas dos trabalhos selecionados. Utilizamos estes textos para identificar entre os autores, pesquisadores para entrevistas. A ideia delas é aprofundar as impressões acerca da articulação universidade-escola-comunidade, dos limites e das possibilidades. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa-exploratório, utilizando a revisão bibliográfica sistemática e entrevistas semiestruturadas como método de coleta de dados. Todos os dados gerados neste projeto serão explorados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se identificar além de elementos teóricos-metodológicos alinhados com uma educação dialógica e contextualizada, aspectos desafiadores e, muitas vezes, limitantes para a promoção de uma educação mais crítica, cidadã e transformadora.