Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA COUTO NEPOMUCENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA COUTO NEPOMUCENO
DATA : 03/05/2024
LOCAL: video conferência

ENSAIOS SOBRE INOVAÇÃO NA PERSPECTIVA DO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO BRASILEIRO.

Sistemas Nacionais de Inovação, IFES, Universidades, Inovação, Pesquisa Básica, Pesquisa Aplicada, Incubadoras, Incubadoras de Base Tecnológica.

Esta tese reúne um conjunto de artigos que tem o propósito de caracterizar e discorrer sobre as particularidades do processo inovativo no Brasil sob o arcabouço teórico em Sistemas Nacionais de inovação em uma abordagem neoschumpeteriana e pós-keynesiana da inovação. O primeiro capítulo, composto por um artigo com enfoque teórico, revisita os conceitos relacionados ao arcabouço teórico em Sistemas Nacionais de Inovação, para de posse desse arcabouço teórico e contando com a de estudos dos casos particulares na literatura, analisar e caracterizar as especificidades do SNI brasileiro. Avaliadas as particularidades do caso brasileiro, reconhecido o papel dominante do Estado e destacada a importância do vértice representados pelos Institutos Federais de Ensino Superior como lócus da pesquisa básica e aplicada, o segundo capítulo apresenta um artigo de caráter histórico, que por meio de um resgate em formato de linha do tempo revisita a gênese da universidade brasileira, extraindo os elementos históricos que compõe ainda hoje a dinâmica de funcionamento desse tão relevante vértice. Por último, o terceiro capítulo, sendo esse empírico; de posse de maior conhecimento dos elementos constitutivos históricos e teóricos do SNI brasileiro, e tomando como dado o desafio que representa a questão da integração entre os vértices do SNI apresentada na literatura; analisa a importante relação entre os vértices empresa e universidade por meio da investigação das relações entre empresas incubadoras e universidade em um estudo de caso realizado no âmbito da Universidade de Brasília.

Presidente - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Externa à Instituição - MICHELE CRISTINA SILVA MELO - AGU
Externa à Instituição - NATÁLIA AURÉLIO VIEIRA - MCTI
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 10:21