PPG ECL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA DEPTO ECOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado https://www.unb.br/pos-graduacao

Banca de DEFESA: Lauren Rumpel Teixeira

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lauren Rumpel Teixeira
DATA : 26/04/2024
LOCAL: Videoconferência

"Explorando as Complexidades da Biologia Reprodutiva de Aves Neotropicais ao Longo de Gradientes de Elevação".

Altitude, história de vida, esforço reprodutivo, tamanho da ninhada, volume do ovo, clima, tipo de ninho, filogenia.

As estratégias reprodutivas das aves estão relacionadas ao meio em que vivem. Gradientes de elevação podem fornecer informações importantes sobre a história de vida, pois fatores abióticos (temperatura, precipitação e pressão atmosférica) e bióticos (predação) modificam com gradientes de elevação e influenciam a biologia reprodutiva das aves. Há redução gradativamente conforme a altitude aumenta, mas a precipitação pode variar consideravelmente nesses gradientes, o que pode influenciar na produtividade do ambiente e na disponibilidade de recursos alimentares. Além disso, mudanças no clima podem alterar a história de vida de espécies que vivem em planície e em altas elevações, reorganizando, restringindo ou extinguindo espécies. Alguns parâmetros reprodutivos como tamanho das ninhadas e dos ovos ainda não são bem compreendidos em gradientes altitudinais na região Neotropical Nos próximos capítulos objetivei analisar os padrões reprodutivos de tamanho de ninhada e volume do ovo em gradientes de elevação. O primeiro capítulo tem como foco trabalhar com o tamanho de ninhada. A hipótese testada é de que o tamanho de ninhada é menor em altas elevações. No segundo capítulo, foi analisado a variação no volume do ovo em relação a fatores ambientais (temperatura, isotermalidade da temperatura e precipitação) e ecológicos (tipo de ninho) em gradientes de elevação. As principais hipóteses são que em temperaturas mais baixas (altas elevações) e maior a precipitação, maior será o tamanho do ovo. O tipo do ninho também deve influenciar, já que ninhos fechados permitem menor exposição dos ovos ao meio externo, favorecendo um microclima ideal, preservando o volume do ovo, já em ninhos abertos, espera-se aumento do volume do ovo. O terceiro capítulo aborda a influência do clima futuro (ano de 2100) em relação ao tamanho da ninhada e volume ovo. A principal hipótese é de que a temperatura aumente e seja o protagonista na modificação da história de vida das espécies. Assim, o tamanho da ninhada e do ovo devem reduzir. Gradientes de elevação Neotropicais ainda precisam ser mais explorados. Devido as poucas investigações em larga escala sobre o tema em sistemas tropicais, torna-se necessário um entendimento mais claro sobre o investimento reprodutivo dos Passeriformes em gradientes altitudinais.

Externo à Instituição - LEONARDO ESTEVES LOPES - UFV
Interno - 1438994 - ANDRE FARIA MENDONCA
Externa à Instituição - CARLA SUERTEGARAY FONTANA - UFSM
Presidente - 2476936 - MARINA REGINA FRIZZAS