Banca de QUALIFICAÇÃO: Roberta Ferreira Barros

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Roberta Ferreira Barros
DATA : 15/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Produção de quimosina bovina nas bactérias Zymomonas mobilis e Escherichia coli, e na levedura metilotrófica Komagataella phaffii.


PALAVRAS-CHAVES:

Proteína recombinante; enzima alimentícia; quimosina; expressão heteróloga


PÁGINAS: 62
RESUMO:

A produção industrial e artesanal de queijo utiliza principalmente a coagulação enzimática do leite para a fabricação de variados tipos de queijo. Com a adição da enzima quimosina a precipitação do complexo de caseínas do leite é promovida, separando o leite em duas fases, coágulo e soro. Este coágulo é então drenado, colocado em formas e prensado na fabricação do queijo. Tradicionalmente essa enzima é extraída do abomaso de bezerros, mas devido ao progressivo aumento da demanda por quimosina, foi necessário o desenvolvimento de alternativas para a obtenção da proteína. Hoje, aproximadamente 80% dos queijos fabricados no mundo são feitos a partir de enzimas produzidas por microrganismos. Entre elas temos as enzimas proteolíticas nativas de fungos ou bactérias, mas principalmente as quimosinas recombinantes. O desenvolvimento de organismos modificados geneticamente para sintetizar essa proteína de mamífero, apresenta-se como uma alternativa ética e de alta qualidade para a indústria do queijo. Entre os organismos, bactérias e fungos destacam-se no emprego de tecnologias do DNA recombinante para a síntese de proteínas. Porque o Brasil é ainda hoje um país essencialmente importador de quimosina, o presente projeto de pesquisa de Doutorado Acadêmico para a Inovação tem como objetivo o desenvolvimento de microrganismos modificados geneticamente para produzir a enzima quimosina bovina de forma recombinante. Esse objetivo geral envolve: (1) avaliar se a bactéria Zymomonas mobilis é capaz de produzir e secretar a enzima com a expressão dirigida pelo promotor da enzima PDC; (2) desenvolver linhagem de Escherichia coli BL21a produtora de quimosina sob o promotor T7; e (3) construir seis linhagens de levedura Komagataella phaffii produtora de quimosina a partir do controle dos promotores constitutivos PPGK, PGAP e PTEF, tanto em um sistema de seleção auxotrófico baseado em leucina, e em um sistema de resistência ao antibiótico G418.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2221665 - LIDIA MARIA PEPE DE MORAES
Externa à Instituição - LUÍZA CESCA PIVA
Interno - 7405042 - MARCIO JOSE POCAS FONSECA
Externa à Instituição - VIVIANE CASTELO BRANCO REIS
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 11:12
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app44_Prod.sigaa38