EXPLORANDO A BIOLOGIA E A SAÚDE: Sequência Didática para o Ensino da Fisiologia Humana no Ensino Médio de uma Escola Pública em Patos de Minas/MG.
Ensino de Biologia. Educação em Saúde. Fisiologia Respiratória. Tabagismo. Drogas. Cigarro eletrônico.
O presente projeto busca desenvolver uma pesquisa com foco no processo de ensino e aprendizagem da promoção da saúde para os estudantes. Considerando o papel do espaço escolar na preparação dos estudantes para a vida presente e futura, bem como ponderando a facilidade do ambiente colegial na transmissão de conhecimentos relevantes e confiáveis, busca-se desenvolver uma sequência didática para o ensino da fisiologia humana no Ensino Médio de uma Escola Pública em Patos de Minas-MG, qual seja: Respira Vida - Desvendando a Fisiologia Respiratória e Desafiando os Riscos do Tabagismo e Outras Drogas, em especial o uso do cigarro eletrônico. A partir de metodologia de pesquisa qualitativa, com método de análise de dados descritiva-interpretativa, a sequência didática que será desenvolvida, implementada e avaliada considerará “o que eles sabem” e “o que eles podem fazer”, de forma que o processo de ensino e aprendizagem seja mais coerente com a realidade dos estudantes. A proposta busca desenvolver metodologias para além das práticas expositivas, com o intuito de que o aprendizado seja mais eficaz e que os estudantes possam fortalecer melhores hábitos de saúde, higiene e qualidade de vida.