“Aulas Práticas de Citologia como Estratégia Pedagógica no Ensino por Investigação em Biologia”.
aprendizagem significativa; sequência didática investigativa; avaliação diagnóstica; núcleo celular.
Esta dissertação investigou o impacto de aulas práticas de Citologia organizadas segundo os princípios do ensino por investigação no desempenho de 37 estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública de Palmas-TO. Após um diagnóstico inicial por meio de questionário (pré-teste), foram planejadas intervenções teóricas e práticas alinhadas às lacunas identificadas. Concluídas as etapas, aplicou-se pós-teste para comparação dos resultados. As médias de acertos elevaram-se de 9,62 (DP = 3,26) na fase teórica para 10,30 (DP = 2,63) na prática, diferença estatisticamente significativa com base no teste de Wilcoxon (V = 121; p = 0,018). O coeficiente r bisserial de postos indicou efeito moderado (r = 0,48; IC95% = 0,15–0,71), enquanto a correlação de Spearman evidenciou forte consistência entre os desempenhos (ρ = 0,889; p < 0,001). Embora o ganho não tenha sido homogêneo sobretudo em objetos de conhecimento de maior abstração, a sequência de aulas práticas potencializou a participação ativa e a compreensão conceitual, apontando para a relevância de metodologias investigativas no ensino de Biologia. Limitações logísticas e o número reduzido de participantes sugerem cautela na generalização dos dados, mas reforçam a necessidade de estudos ampliados em diferentes contextos escolares. Com base na análise dos dados, constatou-se reduzido índice de acertos nas questões relativas ao núcleo celular e à estrutura do DNA; em decorrência, desenvolveu-se, como produto educacional, uma sequência didática investigativa centrada nessa temática.