Tecnologia e Sensibilidade: Estudando a Diversidade Vegetal no Ensino Médio
Ensino de Botânica; impercepção botânica; diversidade vegetal; metodologias ativas; TIC.
As plantas desempenham um papel essencial na manutenção da vida terrestre, participando dos ciclos biogeoquímicos, compondo a base das cadeias tróficas, contribuindo para a regulação climática, entre outras funções. Apesar disso, grande parte da sociedade tende a ignorá-las, fenômeno denominado impercepção botânica (anteriormente, cegueira botânica), o que resulta em atitudes prejudiciais aos ecossistemas e às formas de vida que delas dependem. Nesse contexto, o ensino de Botânica torna-se fundamental para ampliar a percepção sobre a relevância das plantas e estimular práticas de preservação ambiental. Este trabalho apresenta uma metodologia de ensino pautada em uma sequência didática ativa e investigativa, integrando metodologias ativas e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino sobre a diversidade vegetal. A sequência foi estruturada em quatro aulas, incluindo: estudo dirigido, visita ao jardim da escola, investigação botânica na comunidade, integração entre Botânica e Arte, por meio da produção de desenhos e um jogo da memória. O objetivo geral consistiu em desenvolver e aplicar essa sequência didática, articulando atividades sensoriais, de experimentação e recursos tecnológicos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa foi qualitativa e realizada no Colégio de Ensino Médio Orcalino Fernandes Evangelista, com alunos do 2º ano. Os instrumentos de coleta de dados incluíram questionários pré e pós-sequência e registros das atividades desenvolvidas. Foram gerados os seguintes produtos educacionais: instrumentos avaliativos diagnósticos e formativos; roteiros de atividades práticas e investigativas; um jogo da memória temático sobre diversidade vegetal; e a Sequência Didática Investigativa, que se configura como produto educacional principal deste trabalho, integrando e sistematizando os demais materiais produzidos. Os resultados indicaram que a sequência didática contribuiu positivamente para o engajamento dos alunos durante as atividades propostas, maior interesse e avanço na aprendizagem dos conteúdos relacionados à diversidade vegetal. Houve um aumento da percepção botânica.