CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM (EEAA) NO PROCESSO DE ASSESSORIA/FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL (2022-2024)
Educação; Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA); Prática Pedagógica; Práxis; Assessoria/Formação
O trabalho apresentar as intervenções realizadas pelo pedagogo da Equipe Especialização de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) no processo de formação dos professores. Trazemos a seguinte problematização: Como as intervenções construídas pelo pedagogo da EEAA de Assessoria/Formação coletiva aos Professores podem contribuir e favorecer o processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública do Ensino Fundamental-Anos Iniciais do Distrito Federal? O objetivo da investigação fundamentase na análise das intervenções construídas pelo pedagogo da EEAA de Assessoria/Formação coletiva aos Professores e como as mesmas podem contribuir e favorecer o processo de ensino e aprendizagem na escola pública Classe 14 do Ensino Fundamental-Anos Iniciais do Distrito Federal. O percurso metodológico passa pelo estudo de caso, a observação, a entrevista semiestruturada, o Grupo Focal, uma revisão bibliográfica e a análise documental das Orientações Pedagógicas que norteiam a atuação da Equipe. A análise foi feita respaldada pela perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. O referencial teórico se deu por meio da análise dos documentos existentes na SEEDF sobre o serviço da EEAA, para compreender as demandas do objeto de estudo. Com base nos documentos da Secretaria de Educação, o pedagogo da EEAA busca ações preventivas que contribuam no processo de ensino e aprendizagem, que favoreçam o desenvolvimento do conhecimento com estratégias colaborativas e que oportunizem a valorização das individualidades e potencialidades dos estudantes. Como Produto Técnico tem-se uma Sequência Didática em num e-book com estratégias de ações da Assessoria/Formação da EEAA junto aos professores na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.