Banca de DEFESA: Marcela Fonseca Silva

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcela Fonseca Silva
DATA : 23/05/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Atos FE-01
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO DA EQUIPE ESPECIALIZADA DE APOIO À APRENDIZAGEM (EEAA) NO PROCESSO DE ASSESSORIA/FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL (2022-2024)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA); Prática Pedagógica; Práxis; Assessoria/Formação


PÁGINAS: 142
RESUMO:

O trabalho apresentar as intervenções realizadas pelo pedagogo da Equipe Especialização de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) no processo de formação dos professores. Trazemos a seguinte problematização: Como as intervenções construídas pelo pedagogo da EEAA de Assessoria/Formação coletiva aos Professores podem contribuir e favorecer o processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública do Ensino Fundamental-Anos Iniciais do Distrito Federal? O objetivo da investigação fundamentase na análise das intervenções construídas pelo pedagogo da EEAA de Assessoria/Formação coletiva aos Professores e como as mesmas podem contribuir e favorecer o processo de ensino e aprendizagem na escola pública Classe 14 do Ensino Fundamental-Anos Iniciais do Distrito Federal. O percurso metodológico passa pelo estudo de caso, a observação, a entrevista semiestruturada, o Grupo Focal, uma revisão bibliográfica e a análise documental das Orientações Pedagógicas que norteiam a atuação da Equipe. A análise foi feita respaldada pela perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. O referencial teórico se deu por meio da análise dos documentos existentes na SEEDF sobre o serviço da EEAA, para compreender as demandas do objeto de estudo. Com base nos documentos da Secretaria de Educação, o pedagogo da EEAA busca ações preventivas que contribuam no processo de ensino e aprendizagem, que favoreçam o desenvolvimento do conhecimento com estratégias colaborativas e que oportunizem a valorização das individualidades e potencialidades dos estudantes. Como Produto Técnico tem-se uma Sequência Didática em num e-book com estratégias de ações da Assessoria/Formação da EEAA junto aos professores na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Externa à Instituição - KATIA REGINA DO CARMO PEREIRA - SEEDF
Presidente - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Interna - 1624985 - RITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 14:07
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app35_Prod.sigaa29