Banca de DEFESA: Docimar de Jesus Felisbino

DISCENTE : Docimar de Jesus Felisbino
DATA : 29/05/2024
LOCAL: Sala de Atos - FE-01

Vozes trans na educação: políticas públicas, experiências escolares e linguagens

Políticas Públicas Educacionais; Docentes; Trans-travesti; Pajubá.

Ao se analisar lacunas nas políticas públicas educacionais brasileiras dispensadas à população trans, foi pertinente compreender as características das políticas atuais para formular diretrizes efetivas que abarquem esse grupo social. Ademais, antes da inserção dessas políticas em sala de aula, é importante conhecer vivências de docentes e estudantes trans-travestis capazes de traçar caminhos para oportunizar a inserção desses profissionais e discentes ao ponto dessa população ocupar cada vez mais espaços escolares. À vista disso para que profissionais da educação se disponham e se orientem na perspectiva de uma educação libertadora, esses precisam reconhecer que a ótica cis heteropatriarcal é opressora e tende a excluir pessoas que não seguem as suas premissas. Quando acontece dentro das instituições de ensino, esse reconhecimento tem o potencial de facilitar e apoiar a comunidade trans-travesti a alcançar patamares mais altos de formação educacional. Com essa ideia em mente, adquirir informações sobre as experiências vividas pela comunidade dissidente de gênero pode enriquecer a compreensão histórica daqueles que as explorarem e revelar características únicas que ajudam a entender a cultura desse grupo social, sua forma de se comunicar e suas diferentes variações linguísticas, como o pajubá. Dentro desse contexto, é viável capacitar profissionais da área da educação com conhecimento acerca dessas linguagens, para proporcionar confiança a transexuais e travestis em suas jornadas. Além disso, ao considerar estudos teóricos e documentos, foi possível realizar pesquisa qualitativa e abordar políticas, linguagem, cultura, a partir de entrevistas, análises de documentos com base na observação participante. Abarcar toda essa abordagem proporcionou à pesquisa um entendimento mais profundo acerca da realidade de estudantes egressas da escola e professores trans-travestis, o que possibilitou encontrar lacunas nas políticas educacionais que prejudicam esses indivíduos. A partir desse ponto, buscase encontrar maneiras de acelerar a adoção de métodos educacionais eficazes para preencher essas lacunas.

Interna - 1213588 - ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO
Presidente - 2662431 - EDUARDO DI DEUS
Externa à Instituição - JAQUELINE GOMES DE JESUS - IFRJ
Interna - 2558243 - RENISIA CRISTINA GARCIA FILICE