Banca de DEFESA: Jesus Manuel Perez Clara

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jesus Manuel Perez Clara
DATA : 27/05/2024
LOCAL: Defesa de forma remota

Resposta do girassol ornamental sob diferentes doses de biochar e pó de rocha

Rochagem, química do solo, remineralizador, lodo de esgoto, nutrientes, pirólise.

RESUMO

A utilização de tecnologias sustentáveis na agricultura é um desafio a ser vencido nas próximas décadas, e, mesmo que os avanços nos sistemas de produção agrícola tenham melhorado, por outro lado demandaram mais insumos como de água e fertilizantes. Assim, insumos alternativos como de origem do pó de rocha (PR) (remineralizador) e biochar de lodo de esgoto (BLE) foram pesquisados individualmente em várias regiões e para diversas espécies vegetais, entretanto, não existem estudos que abordem a interação ou sinergia entre os mesmos quanto aos efeitos nas respostas morfológica da cultura de girassol e nas propriedades químicas do solo. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito da combinação de diferentes doses de PR de origem micaxisto e BLE sobre aspectos morfológicos da cultivar de girassol ornamental sunflower sunbright e na composição química do solo em dois ciclos de cultivo consecutivos, com plantas cultivadas em vasos de plástico contendo 9 kg de Latossolo Vermelho Amarelo, visando analisar o efeito residual dos nutrientes. O cultivo foi conduzido na Fazenda da Água Limpa da Universidade de Brasília, sob viveiro coberto com sombrite com retenção de 50% da luminosidade solar, e, sob este, um filme plástico de 100 micros, no período 29 de junho a 10 de setembro, primeiro ciclo (C1) e de 13 de outubro a 16 de dezembro, segundo ciclo (C2) de 2022. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 5, com seis repetições, com semeadura direto no solo. No início do C1 aplicaram-se as doses de BLE de 0% (0,0 t ha-1), 2% (32,30 t ha-1),4% (64,60 t ha-1), 6% (96,90 t ha-1) e 8% (129,20 t ha-1), v/v e doses de PR de 0, 1, 3, 5 e 7 t ha-1. No C2 não foram repostos BLE e PR para permitir avaliar o efeito residual nas propriedades químicas do solo e respostas nos atributos morfológicos e de qualidade das flores de girassol. Foram avaliadas variáveis morfológicas do girassol: AP, NF, DC, LF, CF, DIC, DEC, NP,  FFC, FSC, FFPA) e seca da parte aérea (FSPA, MFR e MSR, AF, TCA e TCR e Qualidade das flores. No solo foram avaliados as seguintes propriedades químicas: pH, MO, V, P Mehlich, H+Al, CTC, Ca, Mg, K; e estimadas as razões (H+Al)/CTC, Ca/Mg, Mg/CTC, Ca/CTC e K/CTC, no início e final dos ciclos de cultivos C1 e C2. Conclui-se que: As doses 6 e 8% de BLE apresentaram os maiores valores dos dados morfológicos do girassol ornamental cultivar Sunflower Sunbright. As variações entre 0 e 8% de BLE, no C1 foram de 129,21, 587,55, 133,06, 584,64, 510,42, 261,87, 316,00 e 126,09% para as variáveis LF, AF, DIC, FFC, FSC, FFA, MFR e MSR, respetivamente e no C2 de 120,35, 259,41, 1198,70, 620,00, 187,50,280,00 333,33 e 135,71% para as variáveis AF, DEC, FFC, FSC, FFA, FSA, MFR e MSR, respetivamente. Enquanto, nas doses de PR, as variações mais importantes entre 0 e 7 t ha-1 foram pelo efeito residual (C2), sendo de 28,28, 22,69, 28,17, 37,68, 50,51, 42,42, 39,85, 27,62, 48,86% para NF, AP, DEC, DIC, FFC, FSC, FFA, FSA e MFR, respetivamente. Os parâmetros que apresentaram interação entre BLE e PR foram na DC, DEC e FFC no C1 e AP, DC, LF, AF, DEC, FFC, FSC, FFA, FSA, MFR e MSR no C2. Considerando a ACP, o atributo mais influenciado pelo uso de BLE foi o NF no C1 e DC e MSR no C2; quando do uso de PR foram para a LF e AP, tanto no C1 e C2. As propriedades químicas do solo estiveram dentro das faixas recomendada pelas literaturas para a cultura do girassol. O uso de BLE elevou o pH, H+Al, na razão de (H+Al)/CTC, MO, V, P, Ca+/Mg, Ca, K, Mg, Ca/Mg, CTC, K/CTC no solo, e, diminui os teores na razão de Mg/CTC e Ca/CTC. Já para o uso do PR reduziram os valores de pH, H+Al, (H+Al)/CTC, P, K, enquanto houve aumento de MO, Ca, e nas razões de K/CTC e Ca/CTC. O BLE elevou a CTC do solo, liberou N, K e P para a solução do solo, promovendo maior absorção de nutrientes pela planta; já o PR diminuiu a acidez do solo. Independente das doses de BLE, a aplicação de PR elevou os valores de pH, P, Ca/Mg, H+Al e (H+Al)/CTC. A interação/sinergia entre as doses de BLE e PR favoreceu a dissolução dos minerais presentes no PR, mais notadamente nas doses de 5 e 7 t ha-1. A ACP da composição química do solo, tanto usando BLE como de PR, no C1, apresentou mais efeito sobre a CTC, K, H+Al, nas razões de Ca/Mg, Ca/CTC, K/CTC, Mg e pH, enquanto que no C2 ocorre nas razões de K/CTC, H+Al e K. O BLE e PR são acondicionadores de solo, que devem ser avaliados por um período maior de tempo após misturado ao solo para analisar o efeito residual a longo prozo.

Presidente - 1840511 - DELVIO SANDRI
Externo ao Programa - 1555084 - ANDERSON MARCOS DE SOUZA - UnBExterna ao Programa - 1013921 - JORDANA MOURA CAETANO - UnBExterno à Instituição - CARLOS EDUARDO PACHECO LIMA
Externa à Instituição - Joisman Fachini
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 14:23