Banca de DEFESA: Aline Daiane dos Reis Lima

DISCENTE : Aline Daiane dos Reis Lima
DATA : 10/02/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Avaliação da Implantação do Plano de Contingência do Hospital Universitário de Brasília para o enfrentamento da pandemia de covid-19

Avaliação em saúde; Avaliação de programas e projetos de saúde; Implementação de plano de saúde; Infecções por coronavírus.

Desde que se estabeleceu a emergência em saúde pública de importância internacional devido a infecção humana pelo novo coronavírus (covid-19), governo e instituições de saúde no Distrito Federal estabeleceram planos de contingência para seu enfrentamento, conforme orientações das autoridades sanitárias do Brasil, buscando garantir o acesso qualificado às vítimas, prevenir sua propagação e manter o cuidado adequado das pessoas com outras condições de saúde. O objetivo do presente estudo foi, então, desenvolver o Modelo Lógico (ML) e a Matriz de Análise e Julgamento (MAJ) para avaliar o grau de implantação do Plano de Contingência para enfrentamento da covid-19 do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh). Trata-se, portanto, de uma pesquisa avaliativa, observacional, quali-quantitativa, realizada no hospital de forma retrospectiva e prospectiva referente ao período de março de 2020 a agosto de 2021. Este período compreendeu o primeiro caso do novo coronavírus no Distrito Federal e o encerramento dos contratos temporários para o enfrentamento da pandemia do HUB-UnB/Ebserh. A pesquisa foi realizada de julho 2020 a novembro de 2022, quando ocorreram as coletas dos últimos dados para a análise. O ML desenvolvido e validado contém sete dimensões e 18 operações e 109 produtos (gestão, assistência, força de trabalho, vigilância, apoio e insumos estratégicos, ensino, pesquisa e extensão e comunicação). A partir dos indicadores validados, foi estruturada a matriz de julgamento com base em metas fornecidas pelos próprios informantes-chave ou dados encontrados na literatura. O desenvolvimento de ferramentas avaliativas para serviços de saúde, quando formuladas com a participação dos próprios gestores e trabalhadores da instituição, constitui-se em estratégia para melhoria da eficiência das ações (planos, programas) propostas. Os produtos alcançados podem orientar na execução do plano ou ações, definir indicadores, monitorar e avaliar sua implementação, assim como apontar possíveis fraquezas de planejamento, possibilitando seu aprimoramento. A participação de gestores e trabalhadores na construção de ferramentas avaliativas abre a possibilidade para a participação e compartilhamento de responsabilidades pelos resultados alcançados e qualifica a tomada de decisão.

Presidente - 1865506 - MICHELINE MARIE MILWARD DE AZEVEDO MEINERS
Interna - 2487183 - ELZA FERREIRA NORONHA
Interno - 1961891 - WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
Externa à Instituição - ISABEL MARIA RODRIGUES CRAVEIRO - UNL