Banca de QUALIFICAÇÃO: Fábio Gonçalves da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Fábio Gonçalves da Silva
DATA : 16/02/2023
LOCAL: Plataforma Teams

Uso da metagenômica viral na avaliação de pacientes transplantados renais

DRC, transplante renal, metagenômica, EBV, CMV, HPgV.

A doença renal crônica (DRC) é uma manifestação clínica progressiva, irreversível, que afeta definitivamente a função e a estrutura dos rins, tornando-os incapazes de filtrar o sangue e também pode desencadear comorbidades com alto potencial letal, principalmente de origem cardiovascular. Com a progressão da doença, a única alternativa para os pacientes que evoluem com falência renal é o transplante. Os pacientes serão submetidos ao transplante renal, iniciam a terapia imunossupressora antes do procedimento. Após receber o enxerto, a recomendação é iniciar a terapia de indução com agentes biológicos (principalmente nos primeiros meses após o transplante) para evitar rejeição aguda. Um problema tratado pelos clínicos no acompanhamento de pacientes transplantados renais é o surgimento de infecções oportunistas e reativações virais. Considerando que no Brasil não há publicações relacionadas ao viroma sanguíneo de pacientes transplantados renais, e que estudos a nível mundial são escassos, o presente estudo propõe a investigação do viroma sanguíneo de pacientes submetidos ao transplante renal. Um total de 87 receptores de transplante renal (52 homens e 35 mulheres) atendidos no Hospital Universitário de Brasília (Distrito Federal, Brasil) foram aleatoriamente selecionados para o estudo de seus viromas. Foram detectadas prevalências relativas de 16,12% para CMV, 34,28% para HPgV e 1,05% para EBV. Diversos estudos têm observado a taxa de prevalência do HPgV em paciente submetidos ao processo de transplante de órgãos e tecidos, um estudo recente associou a infecção por HPgV com um bom prognóstico para pacientes transplantados hepáticos. As amostras que se apresentaram positivas para HPgV serão sequenciadas e a árvore filogenética será construída. Diante de nossos achados, reforçamos a relevância da metagenômica como uma ferramenta de apoio diagnostico de extremo valor, especialmente em populações com o sistema imunológico fragilizado, onde manifestações clínicas mais 4 exuberantes e raras podem ser desencadeadas por agentes etiológicos inesperados.

Externo ao Programa - 1875971 - EDUARDO ANTONIO FERREIRA
Interna - 3088161 - JULIANA LOTT DE CARVALHO
Interno - 2001303 - RODRIGO HADDAD
Externo à Instituição - SVETOSLAV NANEV SLAVOV - IB/SP