Banca de DEFESA: Ana Luisa Alves Nogueira Barros

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ana Luisa Alves Nogueira Barros
DATA : 10/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação Medicina Tropical - NMT - online Teams
TÍTULO:

SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI SARS-COV-2 DE UM PEPTÍDEO BIOATIVO IDENTIFICADO NO TRANSCRIPTOMA DA SALAMANDRA DE FOGO (SALAMANDRA SALAMANDRA).


PALAVRAS-CHAVES:

Defensina; Peptídeos; Salamandra-salamandra; SARS-Cov-2; Urodelos.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

Anfíbios da ordem Urodela, salamandras e tritões, compreendem uma rica fonte de moléculas com propriedades bioativas, especialmente aquelas isoladas da secreção excretada na pele, com propriedades antimicrobiana, antioxidante, vasoativa, de modulação do sistema imunológico, entre outros. Em 2020 iniciou-se a pandemia da doença COVID19, causada pelo vírus síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-Cov-2), que acarretou em milhares de mortes. O que ressaltou a importância dos estudos de substâncias para produção drogas terapêuticas e profiláticas. Considerando isso, esse trabalho teve por objetivo realizar uma revisão de literatura a respeito das moléculas provenientes de urodelos, com ênfase em suas atividades biológicas e sintetizar e avaliar a atividade anti-SARS-Cov-2 de um peptídeo identificado no transcriptoma da salamandra de fogo (Salamandra salamandra). A literatura apresenta diversas classes de moléculas de urodelos, em especial peptídeos e alcaloides. Os quais apresentam principalmente propriedades antibacterianas. O peptídeo identificado e sintetizado, defensina SS-1, pertence à classe das defensinas e o experimento in sílico de docking molecular 3D realizado entre o complexo enzima-ligante com Spike/ECA2 e o ligante peptídico demonstram sua interação com o sítio de ligação ativo. Embora estudos adicionais sejam necessários, o impacto preliminar da defensina SS1 avaliada in sílico ilustrou seu potencial como molécula promissora para o desenvolvimento de medicamentos no tratamento da doença de COVID19.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RÚBEN MIGUEL PEREIRA FERNANDES
Externa à Instituição - ANDREANNE GOMES VASCONCELOS - UDF
Presidente - 1553559 - JOSE ROBERTO DE SOUZA DE ALMEIDA LEITE
Interna - 1010271 - TATIANA KARLA DOS SANTOS BORGES
Notícia cadastrada em: 09/03/2023 17:17
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app27_Prod.sigaa21