Banca de QUALIFICAÇÃO: Manuela Gomes Silva Candido

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Manuela Gomes Silva Candido
DATA : 23/09/2022
LOCAL: Ambiente virtual - Microsoft Teams

Problemas de permanência no EaD: os Chatbots podem contribuir para melhorar o engajamento dos estudantes na educação superior?

Educação a distância, evasão, chatbots, educação superior

A evasão escolar é um grande problema na educação à distância. O número de alunos que desistem no meio do curso é grande e isso está relacionado com a falta de interação, de engajamento e motivação para chegar até o final do curso. Essa pesquisa se propõe a estudar a questão a evasão escolar na educação superior, a fim de compreender o contexto de crescimento e mercantilização da educação em que o problema está inserido, analisando os interesses perseguidos pelas instituições de ensino em contrapartida com a função tradicional da educação superior e ao propósito da aprendizagem. A partir disso, será estudada a utilização dos Chatbots na educação superior, que são apresentados como ferramentas para melhorar o engajamento e enfrentar o problema da evasão. Com a análise do discurso de três sites que oferecem o desenvolvimento de Chatbots para Instituições de Ensino Superior, será interpretada qual é a proposta dessas empresas para o uso dos Chatbots na educação, que problemas elas querem resolver, de que forma fazem e quais são os maiores interesses perseguidos. Com isso, será possível verificar o potencial dessa ferramenta de realmente contribuir para melhorar o engajamento dos alunos na educação digital, no sentido de melhorar a aprendizagem, a qualidade dos cursos e contribuir para reduzir a evasão.

Interno - 1173633 - ALEXANDRE BERNARDINO COSTA
Externo ao Programa - 2504374 - LUCIO FRANCA TELES
Presidente - 176.083.417-34 - PEDRO DEMO - USS
Externo à Instituição - RENAN ANTÔNIO DA SILVA - UNESP