Banca de QUALIFICAÇÃO: Claudete Cardoso Penteado

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Claudete Cardoso Penteado
DATA : 21/03/2023
LOCAL: TEAMS

FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DOS/AS PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL (DF): estudo de caso da Escola Classe nº 64 de Ceilândia.

Educação e Direitos Humanos; Formação; Professores/as.

Este projeto está vinculado à Linha de pesquisa 1 - “Educação em e para os Direitos Humanos e Cidadania” do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) da Universidade de Brasília (UnB), e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Brasília sob o certificado de apresentação de apreciação ética de número 676559423.0.0000.5540. Preliminarmente, a pesquisa terá o condão de identificar a formação em educação e direitos humanos (EDH) dos/as professores/as da rede pública de ensino do Distrito Federal: estudo de caso da Escola Classe nº 64 de Ceilândia. Para tanto, a pesquisa terá como base os principais instrumentos normativos que regem a EDH, que são: o Plano Nacional de em Educação e Direitos Humanos (PNEDH, 2006) e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH, 2012). A pesquisa, uma vez aprovada, prestar-se-á a compreender como se dá a formação em EDH e prática pedagógica dos/as professores/as. Além da própria concepção metodológica da EDH, que se assumirá como referencial para a análise, a pesquisa desenvolverá discussões teóricas qualitativas e quantitativas fundamentadas em autores nos campos da EDH, dos direitos humanos e da pedagogia, seguindo um roteiro semiestruturado e previamente aprovado de entrevistas com dez professores/as, a fim de alcançar o contexto de formação e prática pedagógica em EDH. Observaremos ainda a historicidade da escola envolvendo um contexto institucional, social, político, econômico e cultural onde ela está situada; e por fim, relacionaremos a teoria com a práxis educativa e as dimensões objetivas e subjetivas da realidade escolar, centrada nos sujeitos históricos – professores/as.

Externo à Instituição - AIDA MARIA MONTEIRO SILVA
Presidente - 777036 - NAIR HELOISA BICALHO DE SOUSA
Interna - 1624985 - RITA SILVANA SANTANA DOS SANTOS
Interna - 2673303 - SINARA POLLOM ZARDO