Direitos Humanos e Literatura na formação cidadã das Mulheres Coralinas
Educação em Direitos Humanos, literatura, feminismo, antirracismo e cidadania
A pesquisa tem como objetivo investigar os pressupostos teóricos e metodológicos no campo da educação popular em direitos humanos que sustentam, na perspectiva interseccional, o processo de formação e atuação das integrantes da Associação AsCoralinas (Goiás-GO) e seu potencial para o fortalecimento da cidadania de mulheres em situação de vulnerabilidade. O estudo se estrutura em cinco eixos teóricos: Teoria crítica dos direitos humanos (Joaquim Herrera Flores, David Sanchez Rubio, Roberto Lyra Filho, José Geraldo de Sousa Jr. e Helio Gallardo), Educação em Direitos Humanos (Abraham Magendzo, Vera F. Candau, Dadid Sanchez Rubio) Educação Popular (Paulo Freire e Carlos Brandão), Educação Feminista e Antirracista (Bell Hooks, Patricia Hills Collins, Angela Davis e Kimberle Krenshaw). A pesquisa caráter qualitativa (Souza Minayo, 2008), pois visa alcançar uma realidade e seu universo simbólico que não podem ser quantificadas, como as aspirações, atitudes, crenças, desejos, impressões das integrantes da Associação AsCoralinas. Serão utilizadas 04 estratégias: entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observação participante e pesquisa documental.