Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA APARECIDA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREA APARECIDA RODRIGUES
DATA : 13/04/2023
LOCAL: TEAMS
VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: UMA BARREIRA PARA OS DIRETOS HUMANOS

educação, violência simbólica, direitos humanos, teoria da mestiçagem

A violência simbólica é uma das maiores barreiras para o acesso a direitos humanos. É importante entender e desenvolver ferramentas para combater essa violência e garantir o acesso à escola pública não significa, necessariamente, garantir uma educação de qualidade e o desenvolvimento pleno do educando. A escola, tida como espaço social de transformação acaba perpetuando a violência simbólica como forma de manutenção das desigualdades sociais. Esta pesquisa constitui-se na investigação da violência simbólica praticada por profissionais da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do DF), falta de espaços de diálogos sobre a construção de movimentos rumo à emancipação social do estudante. Tem como objetivo analisar as relações sociais a partir dos conceitos de violência simbólica de Pierre Bourdieu, a educação de Michel Serres e as possíveis consequências de relações fragmentadas e superficiais entre professores e estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.

Interna - 1324168 - DORIANA DAROIT
Interna - 1193040 - ELEN CRISTINA GERALDES
Presidente - 176.083.417-34 - PEDRO DEMO - USS
Externo à Instituição - RICARDO SPÍNDOLA MARIZ