Banca de QUALIFICAÇÃO: Luciana Nogueira da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luciana Nogueira da Silva
DATA : 18/04/2023
PARA ALÉM DA INSTRUÇÃO: POR UMA ALFABETIZAÇÃO AUTORAL QUE ROMPA COM A ALFABETIZAÇÃO DOMESTICADORA NA GARANTIA DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO

Alfabetização. Autoria. Prática docente. Direito Humano. Desenvolvimento educacional.

O referido Projeto de Qualificação de Tese de doutorado apresenta uma proposta de pesquisa cujo objetivo é analisar as especificidades de uma Alfabetização Domesticadora que em contraposição a uma Alfabetização Autoral, pouco contribui para a autoria do aluno e compromete o seu desenvolvimento educacional e a garantia do direito à educação como no escopo dos Direitos Humanos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, faz necessário construir duas categorias importantes de análise a partir da pesquisa bibliográfica: Alfabetização Autoral embasada da teoria da autoria de Pedro Demo (2015), e; Alfabetização Domesticadora fundamentada na teoria da docilização e controle dos corpos de Michel Foucault (1999). As categorias do referencial teórico aqui discutidas estão relacionadas à: aprendizagem adequada para a alfabetização; alfabetização inclusiva dos povos negros e da população pobre; a educação como um direito, e a necessidade de recriar a escola para que ela tenha condições de alfabetizar de forma autoral. Com a finalidade de delinear esta pesquisa, o referencial metodológico apresenta como abordagem a pesquisa qualitativa e como técnicas e métodos a: pesquisa bibliográfica; análise documental; pesquisa participante; observação participante; entrevista aberta. O campo de pesquisa é composto por três escolas da rede municipal de educação de Campos Belos – Goiás, em que será pesquisado três turmas de alfabetização em casa escola, totalizando nove turmas, com o objetivo de identificar e entender as práticas que se aproximam e se distancia da perspectiva autoral. Finalizando o referido projeto de pesquisa, apresenta-se um cronograma que será submetido ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos para qualificação e aprovação para prosseguimento da pesquisa.

Externo à Instituição - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Interna - 777036 - NAIR HELOISA BICALHO DE SOUSA
Presidente - 176.083.417-34 - PEDRO DEMO - USS
Interno - 373.413.428-54 - RENAN ANTÔNIO DA SILVA - UNESP