Banca de QUALIFICAÇÃO: MARA KAROLINE LINS TEOTONIO OSDOSKI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARA KAROLINE LINS TEOTONIO OSDOSKI
DATA : 12/04/2024
LOCAL: Banca híbrida: Via Skype e presencialmente na sala 213 FCI

Serviços de suporte à gestão de dados de pesquisa em bibliotecas universitárias

Bibliotecas universitárias; Serviços de suporte à pesquisa; Gestão de dados de pesquisa.

As bibliotecas universitárias estão envolvidas com a oferta de serviços de gestão de dados de pesquisa. Esta pesquisa tem como objetivo verificar como esses serviços têm sido ofertados analisando sua maturidade. O conceito de maturidade tem sido adotado por alguns autores para avaliar e examinar como os serviços de gestão de dados de pesquisa. Os serviços são considerados "maduros" quando alcançam um estágio completo de implementação e eficácia. Para tanto, a pesquisa prevê como objetivos específicos: levantar as boas práticas de gestão de dados de pesquisa em bibliotecas universitárias; verificar a responsabilidade das bibliotecas universitárias na gestão de dados de pesquisa; identificar os serviços de suporte à gestão de dados de pesquisa ofertados por bibliotecas universitárias dos países do bloco econômico emergente BRICS; e, aplicar um modelo de avaliação dos serviços de gestão de dados de pesquisa considerando os diferentes estágios de maturidade de Cox et al. (2019). Como metodologia a pesquisa prevê como universo as bibliotecas universitárias dos países do BRICS, e como amostra as bibliotecas universitárias no Ranking Web of Universities. Os métodos de coleta de dados incluem uma análise sistematizada do tema de serviços gestão de dados de pesquisa, a pesquisa em sites de bibliotecas universitárias e a realização de questionários junto às bibliotecas para complementar as informações. Além disso, será desenvolvido um modelo de maturidade para avaliação dos serviços de dados de pesquisa. Antecipa-se que a pesquisa contribuirá para impulsionar o tema da gestão de dados no campo da Ciência da Informação, considerando também a realidade das bibliotecas universitárias.

Interno - 1572644 - FERNANDO CESAR LIMA LEITE
Interno - 1890955 - JOAO DE MELO MARICATO
Externa à Instituição - LUANA FARIAS SALLES - IBICT
Presidente - 2615616 - MICHELLI PEREIRA DA COSTA