A pesquisa como possibilidade de desenvolvimento da profissionalidade de docentes dos anos iniciais em escolas públicas do Distrito Federal
Pesquisa; Desenvolvimento da profissionalidade docente; Anos iniciais; Escolas públicas
Este projeto de doutorado em educação tem como tema A pesquisa no desenvolvimento da profissionalidade de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas do Distrito Federal. Parte-se do pressuposto de que a pesquisa, entendida como prática investigativa filosófica, constitui eixo estruturante da formação e do trabalho docente, possibilitando a elevação da consciência crítica e a transformação da realidade escolar. O problema central é Como a pesquisa, como prática investigativa filosófica, contribui para o desenvolvimento da profissionalidade de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas do Distrito Federal? O objetivo consiste em desvelar os sentidos de pesquisa de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas do Distrito Federal, desdobrandose em compreender as mediações entre pesquisa e prática docente. A abordagem metodológica adota o Materialismo HistóricoDialético, combinado à Análise de Discurso Crítica, que permitirá apreender a realidade em sua totalidade e movimento e examinar como discursos docentes expressam e moldam o próprio trabalho. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e documental, observação participante, aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A fundamentação teórica está sob os pressupostos de Aranha (2006), Freire e Horton (2011), Manacorda (2022), Marx (2013), Saviani (2002, 2021) e entre outros. Como expectativa de conclusão espera-se evidenciar como a inserção da pesquisa no cotidiano escolar favorece o desenvolvimento da profissionalidade docente, a qualificação da prática do professor e a consolidação da escola pública como espaço de formação, produção de conhecimento e transformação social.