Democratização do Ensino Superior a Distância: as contribuições do Sistema Universidade Aberta do Brasil na formação de professores na Universidade de Brasília e na Universidade Estadual de Montes Claros
Educação a Distância; Sistema Universidade Aberta do Brasil; Educação superior a distância, Egressos.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as políticas públicas de democratização do Ensino Superior, tendo como foco central o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e suas contribuições na formação inicial e desenvolvimento profissional docente de egressos do Curso de Pedagogia, no período de 2013 a 2018, na Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Montes Claros. Metodologicamente, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, optando pelo estudo comparado do Sistema UAB em duas universidades públicas brasileiras, com revisão de literatura, análise documental e aplicação de questionários a egressos dos cursos de Pedagogia a distância. Os dados enfatizam que a Educação a Distância proporcionou aos egressos oportunidades de formação superior, inserção no mercado de trabalho, melhoria das condições de trabalho, renda e acesso aos conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao exercício do magistério, sendoa maioria deles atuante na Educação Básica. Apercepção geral dos egressos confirma a importância social do sistema UAB na democratização do Ensino Superior e suas contribuições na formação inicial e desenvolvimento profissional docente, defendendo a necessidade de continuidade e fortalecimento de políticas que garantam não apenas o acesso, mas também a permanência, a qualidade da formação e o acompanhamento da trajetória de formação e profissional dos egressos após a conclusão do curso. Os resultados desta pesquisa demonstram que o sistema UAB, em parceria com os entes federados, constitui-se uma política pública estratégica que favorece a democratização do Ensino Superior e o atendimento da demanda de formação de professores em nível superior nas universidades púbicas brasileiras.