O ESTUDO DO CERRADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Educação Ambiental, Sustentabilidade, Escola do Campo, Políticas Públicas
O Cerrado é riquíssimo em sociobiodiversidade e está presente em vários estados brasileiros e no Distrito Federal. Devido às suas características é considerado uma savana brasileira. É no Cerrado onde nascem as principais bacias hidrográficas do país e os seus principais aquíferos: o Guarani, o Bambuí e o Urucuia. Em se tratando de Educação Ambiental, conforme pensada na Conferência de Tbilisi (UNESCO, 1977), verifica-se a necessidade de trabalhar a temática da preservação dos biomas brasileiros, em específico o estudo do Cerrado nas escolas públicas do Distrito Federal, principalmente nas escolas do campo. Neste sentido, esta pesquisa busca verificar como as escolas do campo abordam o Cerrado, de acordo com os documentos norteadores da educação pública do Distrito Federal. Neste contexto, esta é uma pesquisa qualitativa, com metodologia baseada na análise documental e bibliográfica, observação participante e na realização do Grupo Focal, tendo como partícipes docentes e estudantes de três unidades escolares do campo, da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. A pesquisa toma como referentes à Educação Ambiental o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal (SEEDF, 2014; 2018), as Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo para a Rede Pública de Ensino do Distrito Federal (SEEDF, 2019), o Plano Distrital de Educação Ambiental (PDEA) (DF, 2017) e a Lei de política de Educação Ambiental do Distrito Federal – Lei nº 3.833, de 27 de março de 2006 (DF, 2006). O referencial teórico está constituído a partir de Barbosa (2022) e Bizerril (2021) para o Cerrado; Caldart et al ( 2012) e Rocha (2021) quanto à Educação do Campo; Mariano de Deus e Roque (2020), Motta (2021) e Freire (2013) para a Educação Ambiental e Gadotti (2008) para pensar a Educação para a sustentabilidade. A Educação Ambiental e a Sustentabilidade estão previstas nos principais documentos nacionais e regionais relacionados à educação formal. O estudo do Cerrado torna-se necessário e fundamental para uma educação significativa e compromissada com a preservação da vida, das espécies da fauna, da flora e dos seres humanos no Planeta Terra