Site: http://arquivologia.fci.unb.br/index.php
A Carreira Profissional em Arquivologia e o curso da UnB
A profissão de arquivista é relativamente nova, mas conta com um mercado em expansão. O arquivista pode trabalhar em instituições públicas ou privadas, centros de documentação, arquivos privados ou públicos, instituições culturais, entre outras.
O arquivista é o responsável pelo gerenciamento da informação, gestão documental, conservação, preservação e disseminação da informação contida nos documentos. Também tem por função a preservação do patrimônio documental de um pessoa, institução e, em última instância, da sociedade como um todo. Ocupa-se, ainda, da recuperação da informação e da elaboração de instrumentos de pesquisa, observando as três idades dos arquivos: corrente, intermediária e permanente.
O arquivista opera na elaboração de projetos, planejamento e implantação de instituições e sistemas arquivísticos; gerenciamento da informação; programação e organização de atividades culturais que envolvam informação documental produzida pelos arquivos públicos e privados.
O profissional desta área desenvolve estudo e técnica de organização e conservação de arquivos de forma sistemática.
O currículo do curso de Arquivologia da UnB apresenta inovações importantes visando adequar o ensino de graduação em Arquivologia aos desafios e perspectivas da sociedade da informação e do conhecimento, bem como à nova configuração da Faculdade de Ciência da Informação. Dentre as inovações, que serão detalhadas posteriormente, estão: a adoção de Trabalho de Final de Curso (TCC), como disciplina obrigatória; Introdução ao TCC, e novas disciplinas que se beneficiam, inclusive das reformas curriculares de outros cursos com os quais se estabeleceu parcerias curriculares, como História e Comunicação. Além disso, neste PPC, buscou-se contemplar disciplinas que abordam questões atuais da sociedade envolvendo o tratamento dos arquivos e as próprias instituições produtoras de arquivos.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Foi regulamentada pela Lei n. 6.546, de 1978, que versa sobre Planejamento, Orientação, Direção e Seleção de Documentos Arquivísticos
Curiosidades:
DECRETO N. 1120 - DE 5 DE DEZEMBRO DE 1890 que cria cargo de Arquivista no Ministério das Relações Exteriores.
DECRETO N. 6625 - DE 30 DE AGOSTO DE 1907 para pagamento do Arquivista Eugênio Ferraz de Abreu.
DECRETO-LEI N. 7.420 - DE 26 DE MARÇO DE 1945 que cria o cargo de Arquivista no Ministério da Fazenda.
Decreto nº 82.590, de 06 de novembro de 1978 - regulamenta a Lei 6.545 de 1978.
DECRETO Nº 90.740, de 20 de dezembro de 1984 que cria o Grupo-arquivo no quadro do Serviço público da União.
LEI Nº 7.446, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1985 que reclassifica os servidores públicos que atuavam em arquivo, como arquivistas e técnicos de arquivo.
Telefone/Ramal:
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento