Projeto Pedagógico do Curso

Em âmbito geral, e buscando-se organicidade com as Diretrizes Curriculares para os cursos de Licenciatura da UnB, adotamos neste PPC/LAV, dentro de uma perspectiva macro, a ideia de que o futuro profissional de Educação Visual, se diferenciará por:

• ter uma sólida fundamentação dos conhecimentos da área pedagógica, integrada de maneira orgânica com os da sua área específica;

• entender o processo de aprendizagem como um todo;

• partir das relações pedagógicas que o estruturam, a fim de atuar como um profissional consciente e responsável; E, também, por prepara-se para: a) desempenhar o papel de “catalisador” do processo educativo em todas as suas dimensões, não se restringindo a ser um mero transmissor de conteúdos, mas um profissional atento às relações éticas e epistemológicas que compõem o processo educacional; b) ser agente de transformações na realidade educativa por meio da abordagem pedagógica do contexto social em que atua, dos recursos o-lhes condições para estabelecerem relações entre os saberes e a realidade, deforma a estimular-lhes a percepção das diversas dimensões dessas relações; d) refletir sistematicamente sobre seu cotidiano na sala de aula, convertendo-o em objeto de estudo e pesquisa para fundamentar seu processo de redirecionamento da prática pedagógica; e) interagir com outros profissionais da educação, estendendo sua prática na sala de aula ao conjunto de atividades que formam o contexto escolar em que está inserido; f) compreender sua prática pedagógica como um desenvolvimento contínuo, composto, tanto por descobertas profissionais quanto pessoais, e buscar aprimoramento constante. tecnológicos disponíveis e da busca constante de seu próprio aprimoramento; c) ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento que compõem a formação de seus alunos, proporcionando-lhes condições para estabelecerem relações entre os saberes e a realidade, deforma a estimular-lhes a percepção das diversas dimensões dessas relações; d) refletir sistematicamente sobre seu cotidiano na sala de aula, convertendo-o em objeto de estudo e pesquisa para fundamentar seu processo de redirecionamento da prática pedagógica; e) interagir com outros profissionais da educação, estendendo sua prática na sala de aula ao conjunto de atividades que formam o contexto escolar em que está inserido; f) compreender sua prática pedagógica como um desenvolvimento contínuo, composto, tanto por descobertas profissionais quanto pessoais, e buscar aprimoramento constante.

Espera-se formar profissionais para produzir, pesquisar e criticar as práticas e fundamentos da Educação em Artes Visuais. Tal formação contempla o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial crítico e criativo, dentro das especificidades do fenômeno da visualidade. O professor de artes visuais trabalhará com formas de saberes e conhecimentos específicos da visualidade, mas em interação com as outras formas de percepção e conhecimentos estéticos. Especificidades que destacam a peculiaridade da amplitude do campo de formação do egresso diante de outras linguagens artísticas.

Com a intenção de alcançar o objetivo geral do curso e de compreender as relações existentes entre História, Educação, Imagem e Artes Visuais no contexto da educação das artes visuais brasileira, tomaremos referenciais teóricos e metodológicos dos Estudos Visuais, da Cultura Visual e da Educação da Cultura Visual. Estes referenciais estão associados aos estudos da cultura e do social e às várias disciplinas do conhecimento, entre elas destacam-se: educação, sociologia, antropologia e geografia. A Cultura Visual particularmente enfatiza as 33 experiências diárias do visual e move, assim, a atenção dada nos cursos de Artes VisuaisLicenciaturas, até então, somente às Belas-Artes, Artes Plásticas e Artes Visuais, ou seja, de uma cultura de elite, para também dar atenção a visualização do cotidiano. Além disso, ao negar limites entre arte de elite e formas de arte populares, a Cultura Visual faz do seu objeto de interesse os artefatos, tecnologias e instituições da representação visual. Representação visual concebida aqui como um local onde a produção e a circulação dos sentidos ocorrem e é constitutiva de eventos sociais e históricos, não simplesmente uma reflexão dele.

I - periódicas e sistemáticas, com procedimentos e processos diversificados incluindo conteúdos trabalhados, modelo de organização, desempenho do quadro de formadores e qualidade da vinculação com escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, conforme o caso; II - feitas por procedimentos internos e externos, que permitam a identificação das diferentes dimensões daquilo que for avaliado; III - incidentes sobre processos e resultados. a avaliação deve ter como finalidade a orientação do trabalho dos formadores, a autonomia dos futuros professores em relação ao seu processo de aprendizagem e a qualificação dos profissionais com condições de iniciar a carreira.

Nenhum conteúdo disponível até o momento
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app26_Prod.sigaa20