Projeto Pedagógico do Curso

A Licenciatura em Matemática da UnB tem por objetivo formar professor(a) para as disciplinas de Matemática da segunda fase do ensino fundamental e para todas as séries do ensino médio, que seja profissional do ensino com um perfil que conta com as seguintes características:  Possuir sólida formação em conhecimentos específicos para realizar uma prática educativa de ensino em matemática de qualidade, tendo ciência da importância do professor no processo de aprendizagem do aluno e do papel social do educador.  Compreender as áreas de conhecimento que serão objeto de sua atuação pedagógica, os contextos e as temáticas do currículo escolar para planejar, organizar, gerir e avaliar situações didáticas e projetos de ensino eficazes para a aprendizagem escolar.  Gerenciar a relação entre o saber científico e a dimensão cultural, social, histórica, política e econômica da educação necessária ao desenvolvimento das pessoas, da sociedade e na construção da cidadania.  Saber articular de forma integrada conteúdos, métodos, objetivos, recursos e estratégias de ensino que contribuam no desenvolvimento de raciocínio lógico, da imaginação, da criatividade e da capacidade de abstração do aluno.  Promover atividades de ensino focadas na aprendizagem do saber matemático mediante articulações entre conceitos, linguagens e representações e em função do nível cognitivo dos alunos, respeitando a sua diversidade pessoal, social e cultural.  Propiciar o trabalho em equipe ou dinâmica de grupos como estimulo para a comunicação oral, a leitura crítica, a formulação de hipóteses, o confronto e o respeito a diferentes pontos de vista, a comparação e o estabelecimento de relações, observação, argumentação, organização, análise, síntese, questionamento e pesquisa, exercício do pensamento crítico e reflexivo.  Favorecer a convivência entre os alunos com o fortalecimento da tolerância, solidariedade, cooperação, convivência com a diversidade.  Valorizar a posição central do aluno como construtores do seu conhecimento, assumindo como educador o papel de orientador e guia dos trabalhos, mediante o exercício das funções de organizador, facilitador, mediador, incentivador, avaliador.  Conduzir ações educativas que estimule nos alunos a valorização do conhecimento e dos bens culturais e que contribuam para o desenvolvimento das competências dos alunos de enfrentar desafios, opinar, criar, raciocinar, agir de forma autônoma, adquirir confiança na própria capacidade de pensar e encontrar soluções.  Realizar pesquisa e avaliação no âmbito da sua própria prática docente. A formação do licenciado em Matemática da UnB propicia o desenvolvimento do perfil profissional traçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394, 20/12/96, Art. 13. Nessa perspectiva, a eleição dos conteúdos, a organização institucional, a abordagem metodológica, a criação de diferentes tempos e espaços de vivência para os professores em formação são os critérios usados para a construção das competências profissionais comuns a todos os licenciados, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior.

 

Competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática  Pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação como profissionais e como cidadãos;  Orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por valores democráticos e por pressupostos epistemológicos coerentes;  Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada pelos seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;  Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade. Competências referentes á compreensão do papel social da escola  Compreender o processo de sociabilidade e de ensino e aprendizagem na escola e na suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino e atuar sobre ele;  Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;  Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula;  Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, seus temas e necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular;  Estabelecer relações de parceria e colaboração com os pais dos alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e a comunicação entre eles e a escola. Competências referentes ao domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar  Conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados ás áreas/disciplinas de conhecimento que serão objeto da atividade docente, adequando-os às atividades escolares próprias das diferentes etapas e modalidades da educação básica;  Ser capaz de relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas/disciplinas de conhecimento com: a) os fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade; b) os fatos significativos da vida pessoal, social e profissional dos alunos;  Compartilhar saberes com docentes de diferentes áreas/disciplinas de conhecimento, e articular em seu trabalho as contribuições dessas áreas;  Ser proficiente no uso da Língua Portuguesa e de conhecimentos matemáticos nas tarefas, atividades e situações sociais que forem relevantes para seu exercício profissional;  Fazer uso de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos; Competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico  Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificações didáticas envolvidas;  Utilizar modelos diferentes e flexíveis de organização do tempo, do espaço e de agrupamentos dos alunos, para favorecer e enriquecer seu processo de desenvolvimento e aprendizagem;  Manejar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos, sabendo eleger as mais adequadas, considerando a diversidade dos alunos, os objetivos das atividades propostas e as características dos próprios conteúdos;  Identificar, analisar e produzir materiais e recursos para utilização didática, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações;  Gerir a classe, a organização do trabalho, estabelecendo uma relação de autoridade e confiança com os alunos;  Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;  Utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos; Competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica  Analisar situações e relações interpessoais que ocorrem na escola, com o distanciamento profissional necessários à sua compreensão;  Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando o contexto educativo e analisando a própria prática profissional;  Utilizar-se dos conhecimentos para manter-se atualizado em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico;  Utilizar resultados de pesquisa para o aprimoramento de sua prática profissional. Competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional  Utilizar as diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional;  Elaborar e desenvolver projetos pessoais de estudo e trabalho, empenhando-se em compartilhar a prática e produzir coletivamente;  Utilizar o conhecimento sobre a organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sobre a legislação e as políticas públicas referentes à educação para uma inserção profissional crítica.

 

O Curso de Licenciatura em Matemática da UnB, em concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação, desenvolve as seguintes atividades em atendimento aos objetivos específicos mencionados:  Sólida formação matemática Estudo de Cálculo diferencial e integral de funções reais de uma e de várias variáveis, Cálculo vetorial, Álgebra linear, Estruturas algébricas, Teoria dos números, Geometria analítica, Geometria euclidiana e Geometria não-euclidiana, Análise real e Análise complexa.  Formação em áreas científicas afins (importante na aplicação dos conceitos matemáticos, na resolução de problemas e na interdisciplinaridade) Estudo de Computação, Estatística, Física e Probabilidade.  Formação nos conteúdos matemáticos programáticos da Educação Básica (conhecimento avançado dos conteúdos do ensino escolar, desenvolvimento da capacidade de avaliação e crítica desses temas) Estudo de Álgebra, Geometria, Estatística, Análise.  Formação pedagógica (importante para o desenvolvimento da prática do magistério) Estudos de fundamentos de Psicologia da educação, Didática fundamental, Didática da Matemática, Organização educacional.  Formação em tecnologias da educação (ferramentas importantes no ensino-aprendizagem da matemática) Estudo e montagem de materiais, modelos e instrumentos de laboratório que servem de suporte manipulativo no ensino-aprendizagem dos conceitos matemáticos. Exploração e prática dos recursos audiovisuais e das novas tecnologias aplicadas na educação. Experimentação e aplicações de softwares específicos para o ensino da Matemática.  Estágios Pesquisa e experimentação de materiais didáticos e de metodologias de ensino em ambiente de Laboratório de Ensino de Matemática. Práticas de ensino com professores e alunos de escolas públicas. Estágio supervisionado de regência em sala de aula realizado em escola pública conveniada com a UnB. As atividades mencionadas anteriormente são parte integrante obrigatória da formação dos licenciados em Matemática da UnB. Também formam parte das atividades do curso: o Disciplinas optativas de interesse do aluno, escolhidas de uma listagem selecionada para o curso e oferecidas pelo Departamento de Matemática ou por outras unidades da UnB. o Disciplinas de módulo livre, em número limitado, escolhidas livremente pelo aluno entre todas as disciplinas lecionadas na UnB. o Atividades de extensão, participação em cursos e atividades de extensão. o Participação em eventos, seminários, cursos e palestras, a escolha do aluno. o Atividades Complementares No Departamento de Matemática da UnB o aluno de graduação pode também participar das seguintes atividades: - Programa de Educação Tutorial (PET) - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Projeto de Extensão de Ação Contínua: Integração Universidade Escola no Laboratório de Ensino de Matemática (UniEscola) - Projeto de Extensão de Ação Contínua: Serviço de Atendimento Matemático à Comunidade (SAMAC) - Monitorias Todos esses projetos, programas e monitorias contam com um número determinado de bolsas concedidas pelo CNPq, CAPES ou Decanatos da UnB. O aluno pode concorrer na seleção pelas mesmas segundo o seu desempenho escolar.

Sistemas de avaliação do docente pelo discente A avaliação do processo de ensino é feita em cada turma mediante o preenchimento de questionários pelos estudantes. Nesses questionários são avaliados a infra-estrutura relacionada à disciplina, o desempenho do professor e o desempenho dos próprios estudantes. O resultado do questionário de uma dada turma pode então ser comparado com o resultado médios das diversas turmas daquela disciplina e pode ser utilizado por cada professor e também pela coordenação de graduação para se identificar problemas no processo de ensino e se buscar as soluções mais adequadas.  Sistemas de avaliação do processo aprendizagem A avaliação do processo de aprendizagem é definida por cada professor, através de um plano de ensino que deve ser apresentado no início do semestre aos estudantes. Este plano de ensino deve se basear nos parâmetros definidos pela coordenação da disciplina, onde são estipulados a quantidade e os pesos das avaliações. Cada uma das avaliações definidas pode ser desdobrada em outras avaliações, como provas, testes, listas de exercícios e portfólios. As notas finais obtidas são transformadas em menções através da seguinte tabela: Nota Menção 0, 0 SR 0,1 a 2,9 II 3,0 a 4,9 MI 5,0 a 6,9 MM 7,0 a 8,9 MS 9,0 a 10,0 SS Será atribuída menção SR, caso o estudante obtenha uma porcentagem de faltas maior ou igual a 25%.

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