Em relação ao perfil do egresso, o curso possibilita uma formação abrangente, que inclui o domínio das disciplinas fundamentais da Biblioteconomia, com atenção ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Busca-se a ampliação da atuação do bibliotecário no mercado de trabalho, observando novos formatos e meios de comunicação da informação, bem como a formação de um cidadão crítico e reflexivo, capaz de intervir |
Formar profissionais com competências para gerenciar e atuar em diferentes ambientes e unidades de informação, capazes de transformar a realidade histórico-cultural, atendendo às necessidades de
demanda, geração, processamento, disseminação e utilização de dados, informações e
conhecimentos registrados nos mais diferentes suportes.
A graduação preza pela qualidade, relevância, inovação, eficiência, transparência,
responsabilidade social e respeito à diversidade. Deve estar comprometida com a superação
das desigualdades educacionais, sociais e econômicas, bem como com o desenvolvimento
humanístico, científico e tecnológico, nos âmbitos local, regional, nacional e internacional.
Como meio de se alcançar a formação multifacetada que se espera dos egressos,
recomenda-se a interdisciplinaridade e a flexibilização curricular, buscando constantemente
a atualização e a inovação, de forma a atender e antecipar as demandas sociais,
tecnológicas, econômicas e culturais.
A dimensão dos processos pedagógicos na UnB se reorganiza a partir dos seguintes
princípios fundamentais (PPPI, 2011):
„h A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, princípio estruturante da
pesquisa na graduação e na pós-graduação. Relaciona os processos de ensinar e
aprender com a pesquisa científica e as atividades de extensão e organiza a síntese
entre a teoria e prática;
„h A contextualização social e histórica do conhecimento;
„h A interdisciplinaridade e a flexibilidade como processos contemporâneos de
construção do conhecimento;
„h A diversidade como proposta de atuação e inclusão.
Desta forma, o ensino-aprendizagem de Biblioteconomia busca a observação e a
reflexão acerca da realidade; articulação entre teoria e prática; fomento à análise crítica e
criativa; a problematização, a indagação e a dúvida, como abordagens motivadoras e
essenciais para o ensino, pesquisa e extensão; o desenvolvimento de independência
intelectual dos estudantes e a motivação para a busca de atualização e aperfeiçoamento.
O processo de ensino e aprendizagem é avaliado de acordo com a natureza de
cada disciplina ministrada no curso de Biblioteconomia, e de acordo com a
metodologia adotada pelo professor. Assim sendo, a avaliação é feita por meio de
provas, e/ou de trabalhos individuais e em grupo, exercícios práticos em sala de
aula e em laboratório, seminários e participação do aluno em estágios, projetos de
atividade complementar, atividade de extensão. O interesse específico demonstrado
em determinadas disciplinas funciona também como elemento de avaliação quanto
ao potencial do aluno para atividades de pesquisa ou aprofundamento em temas
referentes à Biblioteconomia e Ciência da Informação.
A avaliação de aprendizagem dos estudantes no contexto disciplinar fundamenta-se
na ideia de propiciar vários instrumentos de avaliação abrangendo conteúdos conceituais,
procedimentais e atitudinais, considerando-se que os estudantes aprendem de maneira
diferenciada e podem se sentir mais confortáveis com determinados instrumentos
avaliativos. A avaliação de aprendizagem deve propiciar, sempre que possível,
instrumentos individuais - provas objetivas ou com questões abertas, pesquisas e produção
de materiais, exercícios em sala de aula e em casa, seminários, participação em congressos,
palestras e encontros, como também atividades em grupos tais como debates, trabalhos em
grupo, atividades de campo, dentre outras.
Subjacente a esta ideia, a avaliação fundamenta-se em uma perspectiva mais
formativa do que somativa, ainda que a inclua. Compreende-se a avaliação formativa como
processo de verificação da aprendizagem dos estudantes ao longo da disciplina, que
consiste em constatar se os estudantes, de fato, estão atingindo os objetivos pretendidos,
verificar a compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados
durante o desenvolvimento das atividades propostas. Nessa perspectiva, o estudante recebe
feedback constante do professor em relação à aprendizagem. Isso permite que o estudante
conheça os erros e acertos, para que possa continuar, mudar ou ampliar as estratégias de
aprendizagem e, consequentemente, encontrar maior estímulo para um estudo sistemático
dos conteúdos.
A ideia da avaliação formativa mais do que uma normativa deve-se tornar um
comportamento cotidiano do professor, no sentido de identificar sempre que possível a
aprendizagem do estudante em relação aos objetivos propostos e a partir daí, ter a
possibilidade de rever os próprios plano de ensino e o planejamento da disciplina, se
necessário. O objetivo é que o professor possibilite ao estudante ampliar e melhorar a
aprendizagem.
Ao final do semestre, o professor deve atribuir menções ao rendimento acadêmico
do estudante em disciplina, de acordo com a equivalência numérica, que consta no quadro
Z.
Quadro 3. Menções e equivalências numéricas proposta pela Universidade de Brasília
MENÇÕES EQUIVALÊNCIAS NUMÉRICAS
SS 9,0 a 10,0
MS 7,0 a 8,9
MM 5,0 a 6,9
MI 3,0 a 4,9
II 0,1 a 2,9
SR zero
De acordo com a o regimento da Universidade de Brasília, a divulgação das
menções deve ser realizada pelo número de matrícula, sendo vedada a divulgação nominal.
Caso o estudante não concorde com a menção designada, poderá solicitar revisão da
menção na secretaria do curso. Além da aprendizagem do conteúdo, os estudantes devem
comparecer no mínimo a 75 (setenta e cinco) por cento das respectivas atividades
curriculares. Caso contrário, receberá a menção SR (Sem Rendimento).
Ressalta-se que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da
Universidade de Brasília tem a responsabilidade de normatizar a atribuição final das
menções por disciplina após cumprimento do programa. A menção atribuída ao estudante
deve refletir: a) a assimilação progressiva de conhecimentos pelo estudante, avaliada em
provas e/ou outras tarefas exigidas ao longo do período letivo; b) a capacidade adquirida
pelo estudante de aplicar os conhecimentos em trabalho individual; c) o domínio, pelo
estudante, do conjunto da matéria lecionada (REGIMENTO DA UNIVERSIDADE DE
BRASÍLIA, 2011).
O estudante regularmente matriculado no curso de Biblioteconomia, de acordo com
o Regimento da universidade de Brasília (2011), deve ser desligado do curso se: a) cursar,
sem aproveitamento, menos de 4 (quatro) disciplinas do curso em 2 (dois) períodos letivos
regulares consecutivos; b) for reprovado 3 (três) vezes em disciplina obrigatória do curso;
c) cometer infração disciplinar cominada com expulsão, de acordo com o Código de Ética;
d) não concluir o curso no prazo máximo legal.