PAD - DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Perfil Pessoal
Descrição pessoal
Professor Titular da Faculdade de Educação, membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (profissional e acadêmico). Tem experiência na área de implementação de políticas públicas, trabalhando com o tema transição educação e trabalho. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). Foi membro do Fórum Nacional de Educação - FNE e do Fórum Distrital de Educação - FDE. Foi diretor da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET. Foi Membro do Comitê Nacional de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica - CONPEP, da SETEC/MEC. Foi membro do Conselho Diretor do Fundo PIS-PASEP. Foi diretor da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico e diretor por dois mandados da Associação dos Docentes da Universidade de Brasilia - UnB. Foi presidente da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha - APEC e é membro do conselho editorial da Revista Com Censo da SEEDF, da Revista Ensaio da Cesgranrio e do corpo editorial da Editora CulturaTrix.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou pós-doutorado na Universitat de Barcelona, junto ao Institut de Recerca en Educació (2017/18).
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Atua no tema da transição entre educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional, políticas comparadas de educação profissional, certificação profissional, ensino médio e modelos de ensino superior e ainda nos seguintes temas: educação, qualificação profissional, sistema nacional de emprego, desenvolvimento regional e inovação, indústria 4.0, ciência de dados, evidências em educação.